Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8747
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | As tecnologias da informação e comunicação na inclusão de alunos com deficiência no ensino de química : um estudo de revisão sistemática |
Autor(es): | Garcia , Daiane Soares Porto |
Primeiro Orientador: | Bastos, Amélia Rota Borges de |
Coorientador: | Firme, Márcia von Frühauf |
1° Membro da banca: | Bastos, Amélia Rota Borges de |
2° Membro da banca: | Firme, Márcia von Frühauf |
3° Membro da banca: | Brizolla, Francéli |
4° Membro da banca: | Missau, Fabiana Cristina |
Resumo: | O estudo, do tipo revisão sistemática, buscou refletir sobre o Ensino de Química na perspectiva inclusiva a partir dos recursos de tecnologia da informação e comunicação e tecnologia assistiva. Este trabalho desenvolveu-se no período de novembro de 2021 a julho de 2022. A coleta de dados foi realizada em periódicos do portal Capes e Google Acadêmico e eventos científicos, tais como, ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química), EDEQ (Encontro de Debates sobre o Ensino de Química), SBQ (Sociedade Brasileira de Química) e na revista QNEsc (Química Nova na Escola), envolvendo um recorte temporal entre os anos de 2016 a 2021. Os resultados da investigação demonstraram a recenticidade do tema no âmbito do ensino de química. Os trabalhos identificados sobre a temática em investigação envolvem softwares, aplicativos, recursos de áudio e vídeo, entre outros. Dentre estes recursos, o que mostrou-se em maior número, são os aplicativos de celular. A maior parte dos recursos tem como objetivo o trabalho com alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade (TDAH), Dislexia e Deficiência Intelectual (DI). |
Resumen : | The study, of the systematic review type, sought to reflect on the teaching of chemistry from an inclusive perspective based on information and communication technology resources and assistive technology. This work was developed in the period November 2021 to July 2022. Data collection was carried out in journals of the Capes portal and Google Scholar and scientific events, such as ENEQ (National Meeting of Chemistry Teaching), EDEQ (Meeting of Debates on the Teaching of Chemistry), SBQ (Brazilian Society of Chemistry) and the magazine QNEsc (Química Nova na Escola), involving a time frame between the years 2016 and 2021. The results of the investigation demonstrated the recentness of the theme within the scope of chemistry teaching. The identified works on the theme under investigation involve software, applications, audio and video resources, among others. Among these resources, cell phone applications have shown to be the most common. Most of the resources aim to work with students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), Dyslexia, and Intellectual Disability (ID). |
Palabras clave : | Tecnologia da informação e comunicação Inclusão Ensino de química Tecnologia assistiva Information and Communication Technology Inclusion Chemistry teaching Assistive technology |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | GARCIA, Daiane Soares Porto. As tecnologias da informação e comunicação na inclusão de alunos com deficiência no ensino de química : um estudo de revisão sistemática. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8747 |
Fecha de publicación : | 15-ago-2023 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Química |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2_Daiane_Garcia.docx__1_.pdf | 928.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.