Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8746
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A audiência aos jogos da Premier League no Brasil: uma abordagem em Sociologia da Comunicação
Autor(es): Albarnaz, Pedro da Silva
Primeiro Orientador: Parzianello, Geder Luis
1° Membro da banca: Comassetto, Leandro Ramires
2° Membro da banca: Ribas, Adilson Heleno Dornelles
Resumo: O presente trabalho propõe uma análise sociológica a partir da explicação de especialistas em cobertura esportiva quanto ao fenômeno da audiência das partidas da Barclays Premier League ao vivo, pela televisão ou mesmo, por meio da internet. A principal motivação para o estudo é a atual situação dos campeonatos nacionais que se encontram em franco declínio técnico e tático. Objetivamente, queremos reunir aqui elementos que consideramos essenciais para compreendermos estas escolhas do público, mas optamos não por ouvir consumidores desses jogos como entretenimento, e antes ouvirmos pessoas que consideramos especialistas no assunto, no dia a dia da profissão, na cobertura crítica e comentada do futebol. Por isso, nossa pesquisa não é quantitativa: menos nos interessa saber ou medir quantos torcedores fazem esta escolha, e o que diriam sobre ela, mas como expertises do futebol enxergam esse movimento, essa tendência. Usamos o instrumento da pesquisa por entrevista em questionário e a metodologia de análise sociológica, com amparo em trabalhos já publicados e autores, teóricos da Comunicação.
Abstract: The present work proposes a sociological analysis based on the explanation of experts in sports coverage regarding the phenomenon of viewing Barclays Premier League matches live, on television or even via the internet. The main motivation for the study is the current situation of national championships, which are in clear technical and tactical decline. Objectively, we want to bring together here elements that we consider essential to understand these public choices, but we chose not to listen to consumers of these games as entertainment, but rather to listen to people who we consider experts on the subject, in the day-to-day work of the profession, in critical and commented coverage of the soccer. Therefore, our research is not quantitative: we are less interested in knowing or measuring how many fans make this choice, and what they would say about it, but rather how football experts see this movement, this trend. We used the instrument of questionnaire interview research and the methodology of sociological analysis, based on already published works and authors, Communication theorists.
Palavras-chave: Futebol
Avaliação do comportamento
Comunicação
Torcedores desportivos
Esportes
Televisão e esportes
Comportamento do consumidor
Soccer
Behavior assessment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: ALBARNAZ, Pedro da Silva. A audiência aos jogos da Premier League no Brasil: uma abordagem em Sociologia da Comunicação. 2023. 73 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8746
Data do documento: 4-Dez-2023
Aparece nas coleções:Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro da Silva Albarnaz 2023.pdf3.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.