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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A implantação da disciplina de educação financeira no ensino médio público paranaense e seu reflexo no consumidor de baixa renda
metadata.dc.title.alternative: The implementation of the financial education discipline in public high school in Paraná and its impact on low-income consumers
Autor(es): Santos, Gabriel Antonio dos
Primeiro Orientador: Hennig Silva, Andressa
1° Membro da banca: Flores, Silvia Amélia Mendonça
2° Membro da banca: Potrich, Ani Caroline Grigion
Resumo: Através da curricularização da educação financeira na Educação Básica, busca-se que os consumidores melhorem a capacidade de decisões financeiras. Nesse sentido, a educação financeira é elemento formativo contra as más decisões financeiras. Assim, este estudo se propõe a compreender como a curricularização da educação financeira no ensino médio público paranaense reflete-se no comportamento de consumo de alunos de baixa renda. Especificamente, busca-se i) evidenciar o perfil dos respondentes; ii) compreender a política de inserção da curricularização da educação financeira no ensino médio público do Estado do Paraná; iii) identificar os efeitos da curricularização da educação financeira no bem-estar financeiro dos consumidores de baixa renda. Metodologicamente, realizou-se um estudo qualitativo, de caráter exploratório, a partir do método estudo de caso. Os instrumentos de coletas utilizados foram a análise documental e entrevistas semiestruturadas. Realizou-se quinze entrevistas, onze com alunos e quatro com professores que vivenciam o processo de ensino-aprendizagem da educação financeira no ensino médio público do Estado do Paraná. Como técnica de análise, aplicou-se a triangulação entre as informações coletadas de documentos que norteiam a curricularização da educação financeira no contexto do ensino público paranaense, as percepções de estudantes e professores inseridos no mesmo âmbito educacional e a literatura preponderante exposta no referencial teórico. Como principais achados deste estudo, destacam-se os seguintes pontos: os professores que lecionam a disciplina de educação financeira não se consideram totalmente preparados para lecioná-la; os alunos têm uma percepção positiva sobre o ensino da educação financeira; os professores consideram que as aulas de educação financeira pouco refletem no comportamento de consumo dos alunos; há reflexo da curricularização da educação financeira no comportamento de consumo dos alunos de baixa renda, no entanto, na visão dos professores o esse reflexo quando comparado a percepção dos alunos, são mais tímidos; é necessário que a mantenedora de ensino oferte um aprofundamento formativo dos docentes para lecionarem a disciplina de educação financeira; o material de apoio – slides – fornecido pela mantenedora de ensino deve ser aperfeiçoado. Além disso, as limitações do estudo e sugestões de pesquisas futuras também estão apontados.
Abstract: Through the curricularization of financial education in Basic Education, the aim is for consumers to improve their financial decision-making capacity. In this sense, financial education is a formative element against bad financial decisions. Thus, this study aims to understand how the curricularization of financial education in public high school in Paraná is reflected in the consumption behavior of low-income students. Specifically, the aim is to i) highlight the profile of the respondents; ii) understand the policy for including the curricularization of financial education in public secondary education in the State of Paraná; iii) identify the effects of the curricularization of financial education on the financial well-being of low-income consumers. Methodologically, a qualitative, exploratory study was carried out using the case study method. The collection instruments used were document analysis and semi structured interviews. Fifteen interviews were carried out, eleven with students and four with teachers who experience the teaching-learning process of financial education in public high school in the State of Paraná. As an analysis technique, triangulation was applied between the information collected from documents that guide the curricularization of financial education in the context of public education in Paraná, the perceptions of students and teachers inserted in the same educational context and the preponderant literature exposed in the theoretical framework. The main findings of this study include the following points: teachers who teach financial education do not consider themselves fully prepared to teach it; students have a positive perception about financial education teaching; teachers consider that financial education classes have little impact on students’ consumption behavior; there is a reflection of the curricularization of financial education on the consumption behavior of low-income students, however, in the teachers' view, this reflection when compared to the students' perception, they are more shy; it is necessary for the teaching sponsor to offer in-depth training for teachers to teach the subject of financial education; the support material – slides – provided by the teaching sponsor must be improved. Furthermore, the limitations of the study and suggestions for future research are also highlighted.
metadata.dc.subject: Curricularização
Ensino médio
Educação financeira
Comportamento de consumo
Baixa renda
Bem-estar financeiro
Paraná
Curricularization
High school
Financial education
Consumption behavior
Low income
Financial well-being
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: SANTOS, Gabriel Antonio dos. A implantação da disciplina de educação financeira no ensino médio público paranaense e seu reflexo no consumidor de baixa renda. Dissertação apresentada no Mestrado Acadêmico em Administração pela Unipampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8744
metadata.dc.date.issued: 9-Oct-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Administração

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Gabriel Antonio dos Santos - 2023.pdf1.35 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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