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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Uma revisão de literatura de aquisição da linguagem: modelo conexionista aplicado à aula de inglês no ensino fundamental II
Autor(es): Isquierdo, Wesley Rosa
Primeiro Orientador: Pereira, Aden Rodrigues
1° Membro da banca: Pereira, Aden Rodrigues
2° Membro da banca: Moser, Denise Aparecida
3° Membro da banca: Assumpção , Simone Silva Pires de
Resumo: O presente trabalho surgiu a partir da percepção deste pesquisador o quão importante seria entender mais sobre o funcionamento do cérebro com o intuito de adequar o melhor método de ensino e aprendizagem de inglês aos diversos aprendizes durante a execução do projeto Residência Pedagógica. Este trabalho teve por objetivo a revisão de literatura sobre as principais teorias de aquisição da linguagem através do olhar de Paiva (2015) e Pereira (2012), outra da neurociência de Eric Kandel (2014) e dos estudos da memória de Ivan Izquierdo (2018), juntamente a uma pesquisa de campo realizada com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II, desenvolvida em uma escola municipal de Bagé-RS, em turmas de 8º e 9º anos. Tal pesquisa consistiu em testar a Teoria Conexionista com foco no Associacionismo nas aulas, buscando verificar a aplicabilidade desta teoria através de materiais didáticos desenvolvidos pelo autor deste TCC. Esses materiais didáticos constituíram-se da escolha de 2 planos de aula, aplicados nos dias 22 e 29 de maio de 2023, de uma sequência didática composta por 14 planos de aula até o presente momento, da qual foram escolhidas as aulas 7 e 8 para que se pudesse aplicar os materiais. As aulas ocorreram no período matutino durante as segundas-feiras, sendo que as turmas possuíam, no 8º ano, 14 alunos e, no 9º, 12, na faixa etária entre 15 e 16 anos de idade. Foram produzidas 3 atividades que visavam a verificabilidade da Teoria Conexionista, uma de flashcards (anexo II e III), atividade impressa a partir da qual os alunos deveriam relacionar as palavras no topo da folha com as imagens dispostas na mesma (anexo IV); uma atividade oral em formato teatral, na qual os alunos foram distribuídos em grupo se passando por garçons brasileiros e clientes falantes de inglês em um restaurante no qual o ‘’nativo’’ deveria perguntar a composição dos pratos que escolheria e os garçons deveriam explicar, em inglês, tais informações com a ajuda do professor. Haja vista que os alunos possuem nível A0 e A1, os resultados foram positivos ao aplicar tal teoria, pois além de deixar a sala de aula mais descontraída, dava espaço aos alunos para que utilizassem sua criatividade através das associações que faziam na tentativa de reter o conhecimento da língua para seu uso em situações em que o inglês é solicitado dentro e/ou fora da sala de aula.
Abstract: This present work emerged from the researcher's perception of the importance of understanding brain functioning in order to adapt the best method of teaching and learning English to diverse learners during the implementation of the Pedagogical Residency project. The objective of this work was to conduct a literature review on the main language acquisition theories from the perspectives of Paiva (2015) and Pereira (2012), as well as the neuroscience of Eric Kandel (2014) and the studies of memory by Ivan Izquierdo (2018). Additionally, a field research was realized with students from the final years of Elementary School II in a municipal school in Bagé-RS, in 8th and 9th grade classes. This research aimed to test the Conexionist Theory, specifically focusing on Associationism, in the classroom to verify the applicability of this theory using teaching materials developed by the author of this thesis. These teaching materials consisted of selecting two lesson plans, which were applied on May 22nd and 29th, 2023, within a didactic sequence comprising 14 lesson plans up to the present moment. Lessons 7 and 8 were chosen for the application of the materials. The classes took place on Monday mornings, with 14 students in the 8th grade and 12 students in the 9th grade, ranging in age from 15 to 16 years old. Three activities were created to verify the Conexionist Theory: flashcards (annex II and III), a printed activity where students had to match words at the top of the page with corresponding images (annex IV), and an oral activity in a theatrical format, where students were divided into groups playing the roles of Brazilian waiters and English-speaking customers in a restaurant. The "native" speaker would inquire about the composition of the dishes they would choose, and the waiters would explain the information in English with the assistance of the teacher. Considering that the students have A0 and A1 proficiency levels, the results were positive when applying this theory, as it not only created a more relaxed classroom environment but also provided space for students to utilize their creativity through associations in an attempt to retain language knowledge for use in situations where English is required inside and/or outside the classroom.
metadata.dc.subject: Pesquisa de campo
Teoria conexionista
Materiais didáticos
Neurociência
Memória
Associacionismo
Field research
Conexionist theory
Teaching materials
Neuroscience
Memory
Associationism
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: ISQUIERDO, Wesley Rosa. Uma revisão de literatura de aquisição da linguagem: modelo conexionista aplicado à aula de inglês no ensino fundamental II . 2023. 99f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8743
metadata.dc.date.issued: 4-Jul-2023
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