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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O ensino de português como língua adicional para indígenas no Rio Grande do Sul: uma revisão bibliográfica com foco nas tribos Kaingang e Guarani.
Autor(es): Carvalho, Grasiela Galvão Pires de
Primeiro Orientador: Palacios, Graciela Gomes
1° Membro da banca: Palacios, Graciela Gomes
2° Membro da banca: Soares, Gisele Lángaro
3° Membro da banca: Araújo, Marília Santos de Quadros
Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que tem como objetivo conhecer sobre a educação escolar indígena no Rio Grande do Sul, mais precisamente, saber como acontece o ensino de português como língua adicional para falante de línguas maternas indígenas. O caminho percorrido passa pelas principais leis sobre o assunto, o que pensam os indígenas sobre o ensino e aprendizagem em suas escolas, como acontece a aceitação do português como língua adicional, como acontece a educação bilíngue nas escolas indígena e qual é a importância deste aprendizado para o desenvolvimento das comunidades e consequentemente do nosso país. Nos resultados apresentamos uma discussão com os principais autores citados na pesquisa e ao finalizar trazemos nas considerações as lacunas que os cursos de letras apresentam ao abordarem pouco ou quase nada sobre a educação e o ensino bilíngue aos indígena, sendo este um assunto muito importante para a reflexão dos graduandos.
Abstract: This paper is the result of a qualitative and bibliographic research which aims to learn about indigenous school education in Rio Grande do Sul, more precisely, to know how the teaching of Portuguese as an additional language for speakers of indigenous mother tongues happens. The path followed goes through the main laws on the subject, what the indigenous people think about teaching and learning in their schools, how the acceptance of Portuguese as an additional language happens, how bilingual education happens in indigenous schools, and what the importance of this learning is for the development of the communities and, consequently, of our country. In the results, we present a discussion with the main authors cited in the research and, at the end, we bring in the considerations the gaps that the courses of literature present by addressing little or almost nothing about education and bilingual education to indigenous people, being this a very important subject for the reflection of the undergraduates.
metadata.dc.subject: Educação indígena
Educação Bilíngue
Língua materna
Língua adicional
Indigenous education
Bilingual education
Mother tongue
Additional language
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: CARVALHO, Grasiela Galvão Pires de. O ensino de português como língua adicional para indígenas no Rio Grande do Sul: uma revisão bibliográfica com foco nas tribos Kaingang e Guarani. 23 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8699
metadata.dc.date.issued: 14-Dec-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

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