???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8695
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Lima, Carla Alves-
dc.creatorBarcelos, Ana Paula de Aguiar-
dc.date.accessioned2023-10-17T18:33:26Z-
dc.date.available2023-10-17-
dc.date.available2023-10-17T18:33:26Z-
dc.date.issued2022-05-07-
dc.identifier.citationBARCELOS, Ana Paula de Aguiar. Impactos causados pela pandemia nas aulas de língua portuguesa do ensino básico do Instituto Federal Farroupilha de São Vicente do Sul. 25 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8695-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectEnseñanza a distanciapt_BR
dc.subjectBase curricular nacional común - BNCCpt_BR
dc.subjectLengua portuguesapt_BR
dc.titleImpactos causados pela pandemia nas aulas de língua portuguesa do ensino básico do Instituto Federal Farroupilha de São Vicente do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Carla Alves-
dc.contributor.referee2Caetano, Virginia Lucena-
dc.contributor.referee3Marsico, Aline Moura Domingues-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os impactos causados pela pandemia do COVID-19, no ensino básico, em especial, no ensino médio, na disciplina de língua portuguesa a partir da realização uma pesquisa com docentes de língua portuguesa do Instituto Federal Farroupilha (IFFAr), campus São Vicente do Sul, na cidade de São Vicente do Sul, RS. Nela, temos como objetivo compreender os desafios dos alunos e professores durante o ensino não presencial. Nesta perspectiva, justificamos a relevância desta temática por ser uma questão fundamental sobre a educação do Brasil. Além deste assunto, iremos recuperar a referência do documento da BNCC (2018), visto que ele nos faz refletir sobre o uso das tecnologias e documentos como a resolução CNE 05/2020, que deram o aporte inicial para a mudança da organização do calendário letivo. Sendo assim, para a realização deste trabalho, foram coletadas informações através de coleta de dados por entrevista, via Google forms, no segundo semestre de 2020, realizada com professores de língua portuguesa do (IFFAr). Por fim, como resultados, a partir da análise das respostas obtidas nesta entrevista, observamos o quão o ensino remoto emergencial impactou diretamente na qualidade da educação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenEl presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre los impactos causados por la pandemia de COVID-19 en la educación básica, especialmente en la escuela secundaria, en la asignatura de lengua portuguesa, por intermedio de la, realización de una encuesta con profesores de lengua portuguesa del Instituto Federal Farroupilha (IFFAr), campus São Vicente do Sul, en la ciudad de São Vicente do Sul, RS. En esta perspectiva, justificamos la relevancia de este tema por ser una cuestión fundamental sobre la educación en el Brasil. Además de este asunto, recuperar la referencia del documento BNCC (2018), ya que nos hace reflexionar sobre el uso de tecnologías y documentos como la resolución CNE 05/2020 que dió el aporte inicial al cambio en la organización del calendario escolar.. Por lo tanto, para la realización de este trabajo, se recopiló información a través de la recolección de datos por entrevista, a través de formularios de Google, en el segundo semestre de 2020, realizada con profesores de lengua portuguesa del (IFFAr). Finalmente, a partir del análisis de las respuestas obtenidas en esta entrevista, observamos cómo la enseñanza remota de emergencia impactó directamente en la calidad de la educación.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ANA PAULA DE AGUIAR BARCELOS.pdfAna Paula de Aguiar Barcelos 2022490.63 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???