???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8690
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Macunaíma: identidade antropofágica
Autor(es): Silveira, Altamira Oliveira da
Primeiro Orientador: Marozo, Luís Fernando da Rosa
1° Membro da banca: Marozo, Luís Fernando da Rosa
2° Membro da banca: Cunha, Yanna Karlla Gontijo
3° Membro da banca: Martins, Maria Élia Gonçalves
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca analisar a obra “Macunaíma” do escritor Mário de Andrade. Este romance faz parte do Modernismo Brasileiro que teve diferentes perspectivas para pensar a criação da arte e da identidade brasileira. “Macunaíma” enquadra se no movimento Antropofágico que defendia a criação de uma identidade que não excluísse a diversidade cultural do país e nem as influências estrangeiras que colaboraram na formação da nação. O foco dar-se-á através do personagem e de suas transformações, no percurso da narrativa, com o intuito de mostrar que Macunaíma é uma síntese do movimento antropofágico e representação da identidade nacional.
Resumen: Este “Trabalho de Conclusão de Curso” (TCC) busca analizar la obra “Macunaíma” del escritor Mário de Andrade. Esta novela hace parte del Modernismo Brasileño que tuvo distintas perspectivas para reflejar la creación del arte y de la identidad brasileña. “Macunaíma” está ubicada en el movimiento Antropofágico que defendía la creación de una identidad que no excluye la diversidad cultural del país, tampoco las influencias extranjeras que colaboraron en la formación de la nación. El foco se dará por medio del personaje y de sus transformaciones, en el transcurso de la narrativa, con el objetivo de mostrar que Macunaíma es una síntesis del movimiento antropofágico y de la representación de la identidad nacional.
metadata.dc.subject: Modernismo
Antropofagia
Andrade, Mário de
Macunaíma - obra
Identidade
Modernismo
Antropofagía
Andrade, Mário de
Macunaíma - novela
Identidad
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: SILVEIRA, Altamira Oliveira da. Macunaíma: identidade antropofágica. 33p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8690
metadata.dc.date.issued: 7-Jul-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ALTAMIRA OLIVEIRA DA SILVEIRA.pdfAltamira Oliveira da Silveira 2023998.35 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???