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dc.contributor.advisor1Selbach, Paula Trindade da Silva-
dc.creatorSevero , Renata Valadan-
dc.date.accessioned2023-10-16T18:06:37Z-
dc.date.available2023-10-11-
dc.date.available2023-10-16T18:06:37Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.citationSEVERO, Renata Valadan. O processo de elaboração de princípios orientadores para a construção do projeto político-pedagógico. 84 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8684-
dc.description.abstractThis research aimed to understand the methodological process used for the collective construction of political-pedagogical projects used by the management teams of elementary schools in the municipal network of Dom Pedrito - RS. Since it was carried out in my workplace, the methodology used to reach the objective was action research. The theoretical framework covered Democratic Management and the Political-Pedagogical Project, with emphasis on the contributions of Veiga (2004 and 2013), Libâneo (2015), Padilha (2017) and Medel (2012). For data collection, two meetings were held for the diagnosis and three meetings to perform the action, where representatives of the management teams of nine elementary schools of the municipal network participated, in which we discussed the main difficulties and challenges faced by schools in an attempt to collectively build their political-pedagogical projects. From the data collected through the meetings, the following categories of analysis emerged: collective construction of the PPP, subdivided into concept of collective construction of the PPP and challenges to the collective construction of the PPP; participation and involvement of the school community, subdivided into participation of parents or guardians, student participation and teacher participation; challenges of participation; teachers do not discuss the PPP in class; productive and efficient meetings. In view of the above, it was possible to reaffirm that the greatest difficulty that the management teams encounter is to achieve an effective participation of all segments in the construction/reconstruction of the document, because the way they participate, without many not expressing their opinion, does not configure an effective collective construction, does not define the identity of the school nor its intentionality. There is still a long way to go for the collective construction of a political-pedagogical project in schools, and it is necessary that the participants receive the necessary conditions for its implementation, through the implementation of training and especially the availability of a satisfactory amount of time for this purpose, through the implementation of law number 2.634/2022 by the Secretary of Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrução Coletivapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectProjeto Político-Pedagógicopt_BR
dc.subjectCollective Constructionpt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectPolitical-Pedagogical Projectpt_BR
dc.titleO processo de elaboração de princípios orientadores para a construção do projeto político-pedagógicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Selbach, Paula Trindade da Silva-
dc.contributor.referee2Gritti, Silvana Maria-
dc.contributor.referee3Schumacher, Jane-
dc.contributor.referee4Zamperetti, Maristani Polidori-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo compreender o processo metodológico utilizado para a construção coletiva dos projetos político pedagógicos utilizado pelas equipes gestoras das escolas de ensino fundamental da rede municipal de Dom Pedrito - RS. Por ter sido realizada no meu local de trabalho, a metodologia utilizada para alcançar o objetivo foi a da pesquisa-ação. O referencial teórico abrangeu a Gestão Democrática e o Projeto Político-Pedagógico, com destaque para as contribuições de Veiga (2004 e 2013), Libâneo (2015), Padilha (2017) e Medel (2012). Para a coleta de dados foram realizados dois encontros para o diagnóstico e três encontros para realizar a ação, onde participaram representantes das equipes gestoras de nove escolas de Ensino Fundamental da rede municipal, em que discutimos as principais dificuldades e desafios enfrentados pelas escolas na tentativa de construir coletivamente os seus projetos políticos-pedagógicos. A partir dos dados coletados, através dos encontros, surgiram as seguintes categorias de análise: construção coletiva do PPP, subdividida em concepção de construção coletiva do PPP e desafios da construção coletiva do PPP; participação e envolvimento da comunidade escolar, subdividida em participação dos pais ou responsáveis, participação dos alunos e participação dos professores; desafios da participação; professores não discutem sobre o PPP em sala de aula; reuniões produtivas e eficientes. Diante do exposto, foi possível reafirmar que a maior dificuldade que as equipes gestoras encontram é conseguir uma participação efetiva de todos os segmentos na construção/reconstrução do documento, pois a forma como participam, sem muitos não expressarem opinião, não configura uma construção coletiva efetiva, não define a identidade da escola nem sua intencionalidade. Ainda existe um longo caminho a ser percorrido para a construção coletiva de um projeto político-pedagógico nas escolas, é necessário que os participantes recebam as condições necessárias para sua implementação, através da implantação de formações e principalmente da disponibilização de um tempo satisfatório para esse fim, através da implementação da lei nº 2.634/2022 por parte da Secretaria de Educação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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