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dc.contributor.advisor1Moura, Patrícia dos Santos-
dc.creatorMoraes , Jenifer Duarte da Costa-
dc.date.accessioned2023-10-16T18:05:13Z-
dc.date.available2023-10-11-
dc.date.available2023-10-16T18:05:13Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationMORAES, Jenifer Duarte da Costa. Uma proposta para a alfabetização: os efeitos do alfaletrar em uma turma do 2º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Jaguarão/RS. 261 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8682-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfaletrarpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaciónpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPráctica pedagógicopt_BR
dc.titleUma proposta para a alfabetização: os efeitos do alfaletrar em uma turma do 2º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Jaguarão/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Patrícia dos Santos-
dc.contributor.referee2Moraes, João Carlos Pereira de-
dc.contributor.referee3Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste é um trabalho de pesquisa de intervenção, realizado no início do ano letivo de 2022, em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da cidade de Jaguarão/RS. A temática da pesquisa é o Alfaletrar (SOARES, 2020) que reúne dois processos distintos que se desenvolvem indissociável e simultaneamente: alfabetizar e letrar. O objetivo geral desta pesquisa é descrever e compreender os efeitos que as intervenções pedagógicas alfaletradoras podem provocar na alfabeti zação de crianças do 2° ano do Ensino Fundamental. Destaca-se que o texto foi o eixo central deste processo de alfaletrar que ocorreu em um cenário de pandemia da covid-19. A elaboração deste relatório, surge da necessidade de aprofundar estudos referentes às teorias que abordam os temas alfabetização e letramento. O estudo se caracteriza como uma investigação qualitativa por acreditar ser esta a mais eficiente, apresentando princípios, procedimentos e critérios importantes a serem utilizados. Como tipo de estudo, destaca-se a realização de uma pesquisa interventiva, por ser uma forma de investigação que se apresenta com potencialidade para servir ao obje tivo de relacionar teoria e prática, participar ativamente e refletir criticamente sobre as ações docentes realizadas em sala de aula. Para análise dos dados iniciais da pes quisa, que decorrem das entrevistas semiestruturadas, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, já para a análise dos dados finais da pesquisa duas metodologias de aná lise foram utilizadas: o diário de campo analisado à luz da Análise Narrativa Descritiva e o roteiro diagnóstico que teve por base a testagem das quatro palavras e uma frase também analisados à luz da Análise Textual Discursiva. A realização desta pesquisa, além de enriquecer a prática docente na sala de aula, contribuiu para que as crianças avançassem nos níveis de hipóteses sobre a escrita, conforme as teorias de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (2007). A investigação colaborou para que a grande maioria das crianças apresentasse a hipótese de escrita alfabética ao final das intervenções pedagógicas alfaletradoras, dado este que nos permite afirmar que é possível sim que todas as crianças se alfabetizem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme determina a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
dc.description.ResumenSe trata de un trabajo de investigación-intervención, realizado al inicio del año escolar 2022, en una clase de 2º año de la Enseñanza Fundamental de una Escuela Estadual del municipio de Jaguarão/RS. El tema de la investigación es la Alfabetización (SOA RES, 2020) que reúne dos procesos distintos que se desarrollan de manera insepa rable y simultánea: la alfabetización y la alfabetización. El objetivo general de esta investigación es describir y comprender los efectos que las intervenciones pedagógi cas de alfabetización pueden tener en la lectoescritura de los niños del 2º año de la Enseñanza Fundamental. Cabe mencionar que el texto fue el eje central de este pro ceso de alfabetización que se desarrolló en un escenario de la pandemia del covid 19. La elaboración de este informe surge de la necesidad de profundizar estudios re lacionados con teorías que abordan cuestiones de lectoescritura y lectoescritura. El estudio se caracteriza como una investigación cualitativa porque se cree que es la más eficientes, presentando principios, procedimientos y criterios importantes para ser utilizados. Como modalidad de estudio se destaca la investigación intervencionista, por ser una forma de investigación que tiene el potencial de servir al propósito de relacionar teoría y práctica, participando activamente y reflexionando críticamente so bre las acciones docentes realizadas en el aula. Para el análisis de los datos iniciales de la investigación, resultantes de las entrevistas semiestructuradas, se utilizó el Aná lisis Discursivo Textual, mientras que para el análisis de los datos finales de la inves tigación se utilizaron dos metodologías de análisis: el diario de campo analizado a la luz de el Análisis Descriptivo Narrativo y del guión diagnóstico que se basó en la pru eba de cuatro palabras y una oración también analizadas a la luz del Análisis Textual Discursivo. Esta investigación, además de enriquecer la práctica pedagógica en el aula, ayudó a los niños a avanzar en los niveles de hipótesis sobre la escritura, según las teorías de Emília Ferreiro y Ana Teberosky (2007). La investigación contribuyó a que la gran mayoría de los niños presentara la hipótesis de la escritura alfabética al final de las intervenciones pedagógicas de alfabetización, pues permite afirmar que es posible que todos los niños se alfabeticen al final del 2º año. de la Escuela Primaria, según lo determinado por la nueva Base Nacional de Currículo Común (BNCC).pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

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