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Tipo: Dissertação
Título: O trabalho docente e o adoecimento no âmbito escolar
Autor(es): Medeiros, Bruno Padula
Primeiro Orientador: Gritti, Silvana Maria
1° Membro da banca: Gritti, Silvana Maria
2° Membro da banca: Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
3° Membro da banca: Rocha, Jefferson Marçal
4° Membro da banca: Santos, José Martins dos
Resumo: Este Relatório Crítico-Reflexivo é o resultado de uma pesquisa realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na cidade de Jaguarão/RS. O objetivo geral dessa pesquisa é compreender quais os fatores que desencadeiam o adoecimento ou o mal-estar docente. Nesse sentido, destacamos os fatores condicionantes que mais contribuem para o surgimento desse fenômeno, e os processos individuais de mal-estar docente, vivenciados pelos docentes da escola. O estudo revela entre outras questões, a ocorrência de um quadro e de relatos de adoecimento, caracterizados como: estresse, depressão, ansiedade, angústia, desânimo e apatia. Ainda foram manifestados e/ou revelados episódios de choros compulsivos, irritabilidade, cansaço extremo, agitação, baixa concentração e queda no desempenho profissional. Detectou-se também, através da fala dos participantes transtornos relacionados ao uso abusivo da voz, tais como: dor na garganta, sensação de falta de ar, alterações no timbre, na intensidade ou na altura da voz, além da perda temporária de voz. Os principais fatores apresentados pelos professores como desencadeadores dos seus processos de adoecimento, estão relacionados à sobrecarga e às condições de trabalho existentes na escola, especialmente, no que tangencia a dupla jornada, os baixos salários, a intensificação das funções e das atividades docentes. A natureza da pesquisa é qualitativa, em se tratando da finalidade, ela se caracterizou pelo viés da pesquisa-ação. Com relação ao tratamento de dados, adotamos a metodologia da Análise de Conteúdo nos baseando em Bardin (2011). Os instrumentos utilizados ao longo da pesquisa foram registros de atestados dos docentes da escola, atas relacionadas ao tema, gravações, caderno de anotações dos participantes e fotografias oriundas dos encontros presenciais realizados na escola com os participantes. Assim, diante das problematizações realizadas construímos uma proposta com ações que, no entender dos participantes seria uma espécie de medida que poderia minimizar os males causadores desses adoecimentos tornando o ambiente escolar um lugar menos nocivo para a saúde dos docentes. Almejamos ao entregar este documento, um ambiente escolar mais saudável e promissor as relações de convivência pensando que a docência possa acontecer de forma mais segura para a saúde dos professores. Nessa perspectiva, percebemos no decorrer do curso que os participantes foram extremamente ativos, se apropriaram das discussões, refletiram, ressignificaram os debates, se doaram nas construções das atividades e, consequentemente, fizeram a diferença dentro do seu espaço de trabalho.
Resumen: Este Informe Crítico y Reflexivo es el resultado de una investigación realizada en una Escuela Municipal de Educación Básica de la ciudad de Jaguarão/RS. El objetivo general de esta investigación es comprender cuáles son los factores desencadenantes de la enfermedad o malestar de los profesores. En ese sentido, se trató de poner de relieve los factores condicionantes que más contribuyen a la aparición de este fenómeno, así como los procesos individuales de malestar pedagógico, experimentados por los docentes escolares. El estudio revela, entre otras cuestiones, la aparición de un cuadro e informes de enfermedad, caracterizados como: estrés, depresión, ansiedad, angustia, desánimo y apatía. También se manifestaron y/o revelaron episodios de llanto compulsivo, irritabilidad, cansancio extremo, agitación, baja concentración y descenso del rendimiento profesional. También se detectaron en los participantes trastornos del habla relacionados con el abuso de la voz, como dolor de garganta, dificultad para respirar, alteraciones del timbre, la intensidad o el tono de la voz, así como pérdida temporal de la voz. Los principales factores presentados por los profesores como desencadenantes de sus procesos de enfermedad están relacionados con la sobrecarga y las condiciones de trabajo en la escuela, especialmente en lo que se refiere a la doble jornada, los bajos salarios, la intensificación de las funciones y las actividades docentes. La naturaleza de la investigación es cualitativa, en cuanto al propósito, se caracterizó por el sesgo de investigación-acción. En cuanto al tratamiento de los datos, adoptamos la metodología de Análisis de Contenido basada en Bardin (2011). Los instrumentos utilizados a lo largo de la investigación fueron registros de los certificados de los profesores de la escuela, actas relacionadas con el tema, grabaciones, cuaderno de notas de los participantes y fotografías de las reuniones presenciales celebradas en la escuela con los participantes. Construimos una propuesta con acciones que, según los participantes, serían un tipo de medida que podría minimizar los males que causan estas enfermedades, haciendo del ambiente escolar un lugar menos perjudicial para la salud de los profesores. Con la entrega de este documento, pretendemos conseguir un entorno escolar más sano y prometedor, pensando que la enseñanza puede desarrollarse de un modo más seguro para la salud de los profesores. En esta perspectiva, notamos durante el curso que los participantes fueron extremadamente activos, se apropiaron de las discusiones, reflexionaron, resignificaron los debates, se entregaron en la construcción de las actividades y, consecuentemente, marcaron una diferencia en su espacio de trabajo.
Palavras-chave: Adoecimento
Docente
Mal-estar
Enfermedad
Profesor
Malestar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: MEDEIROS, Bruno Padula. O trabalho docente e o adoecimento no âmbito escolar. 112 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8678
Data do documento: 15-Set-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

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