???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8674
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Educação para a cidadania: uma análise da implementação do PEAC/RS em São Borja à luz do 1° eixo norteador
Autor(es): Weirich, Fernanda Olivia Guisolfi
Primeiro Orientador: Azevedo, Azevedo
1° Membro da banca: Pinto, Muriel
2° Membro da banca: Colvero, Ronaldo Bernardino
3° Membro da banca: Sa, Jonivan Martins de
Resumo: O PEAC é uma política pública estadual, criada em 2007, que abre o espaço da escola aos finais de semana para a realização de oficinas e atividades que visem a construção da cidadania, da cultura, o protagonismo juvenil e a diminuição da violência por meio de uma cultura de paz. Através desta pesquisa, aplicada no Instituto Padre Francisco Garcia, constata-se que não apresenta uma oficina com conteúdo específico voltado à educação para a cidadania, o qual contempla o 1º eixo norteador do PEAC/RS, e dessa forma, não contribui plenamente para a formação de cidadãos ativos e sofisticados. Para solucionar o problema de pesquisa é recomendada a implementação das oficinas de educação para a cidadania, como forma de abordar essas temáticas de forma teórica e prática, utilizando metodologias de ensino que sejam atrativas aos jovens de 14 a 18 anos, público alvo das oficinas. Diante disso, o produto técnico que deriva desse relatório se dá por meio de uma cartilha de formação para implementação dessas oficinas, voltada aos professores e/ou oficineiros.
Resumen: El PEAC es una política pública estatal, creada en 2007, que abre el espacio escolar los fines de semana para talleres y actividades encaminadas a la construcción de ciudadanía, cultura, protagonismo juvenil y reducción de la violencia a través de una cultura de paz. A través de esta investigación, aplicada en el Instituto Padre Francisco García, se evidencia que no presenta un taller con contenido específico dirigido a la educación para la ciudadanía, que contemple el 1er eje rector del PEAC/RS, y, por lo tanto, no contribuya plenamente a la formación de ciudadanos activos y sofisticados. Para dar solución al problema de investigación, se recomienda la implementación de talleres de educación ciudadana, como una forma de abordar estos temas de forma teórica y práctica, utilizando metodologías de enseñanza que sean atractivas para los jóvenes de 14 a 18 años, público objetivo de los talleres. En vista de ello, el producto técnico que se deriva de este informe toma la forma de un cuadernillo formativo para la realización de estos talleres, dirigido a docentes y/o talleristas.
metadata.dc.subject: Educação
Cidadania
Política pública
Democracia
Educación
Ciudadanía
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Políticas Públicas
metadata.dc.identifier.citation: WEIRICH, Fernanda Olivia Guisolfi. Educação para a cidadania: uma análise da implementação do PEAC/RS em São Borja à luz do 1° eixo norteador. 2022. 32 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8674
metadata.dc.date.issued: 14-Dec-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Políticas Públicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Fernanda Olivia Guisolfi Weirich 2022.pdf3.14 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???