???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8672
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Percepções dos homens autores de violência contra mulher participantes de grupo reflexivo de gênero em São Borja/RS: um estudo de caso
Autor(es): Köhler, Daiane Paim
Primeiro Orientador: Azevedo, Domingos Sávio Campos de
1° Membro da banca: Silveira, Gabriel Eidelwein
2° Membro da banca: Quadrado, Jaqueline Carvalho
3° Membro da banca: Pinto, Muriel
Resumo: Os grupos para homens autores de violência são desenvolvidos com o intuito de mitigar o que se tornou um problema público de contornos mundiais: a violência contra a mulher. Os grupos reflexivos de gênero são uma recomendação prevista na Lei Maria da Penha e, desde 2020, quando determinado por um juiz, o homem é obrigado a frequentar o grupo como medida protetiva ou como parte da pena. Nesta pesquisa, buscou-se compreender como os HAV participantes do grupo conduzido pelo Poder Judiciário da Comarca de São Borja/RS percebem suas masculinidades e a violência de gênero após a intervenção. Deste modo, objetivou-se caracterizar a percepção dos participantes da primeira e segunda turma do grupo reflexivo de gênero realizado no ano de 2022. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada com questões de múltipla escolha e justificáveis que indicaram percepções de masculinidade majoritariamente alternativo ao final da participação. Pelo pesquisado, aponta-se o grupo reflexivo de gênero como uma possibilidade de ressignificação para os homens autores de violência por incluir reflexões sobre as normas sociais e a construção de habilidades de relacionamento. Ressalta-se que nenhuma intervenção isolada conseguirá aplacar um problema tão complexo e permeado de nuances como se mostra a violência contra as mulheres e meninas. Contudo, acredita-se que ações em conjunto de políticas públicas direcionadas, movimentos de pessoas pela equidade e justiça de gênero com o intuito de pôr fim à opressão sexista fornecerão, gradualmente, as bases de uma nova ordem social.
Resumen: Los grupos para hombres autores de la violencia son desarrollados con la intención de mitigar lo que se convirtió en uno de los problemas públicos de relieve mundial: la violencia contra la mujer. Los grupos reflexivos de género son una recomendación estipulada en la Lei Maria da Penha y, desde 2020, cuando determinado por el juez, el hombre es obligado a frecuentar el grupo como medida protectiva o como parte de la pena. En esta investigación, se buscó comprender cómo los HAV participantes del grupo llevados por el Poder Judiciario de la Comarca de São Borja/ RS perciben sus masculinidades y la violencia de género después de la intervención. De este modo, se objetivó caracterizar la percepción de los participantes del primero y segundo conjunto del grupo reflexivo de género realizado en el año de 2022. Los datos fueron recolectados por medio de entrevistas estructuradas con cuestiones de elección múltiple y justificables que indicaron percepciones de masculinidad mayoritariamente alternativo al final de la participación. Por el que se investigó, se destaca el grupo reflexivo de género como una posibilidad de resignificación para los hombres autores de violencia por incluir reflexiones sobre las normas sociales y la construcción de habilidades de relacionamiento. Se resalta que ninguna intervención aislada conseguirá aplacar un problema tan complejo y permeado de matices como se muestra la violencia contra las mujeres y niñas. Sin embargo, se cree que acciones en conjunto de políticas públicas direccionadas, movimientos de personas por la equidad y justicia de género con la intención de poner fin a la opresión sexista proveerá, gradualmente, las bases de un nuevo orden social.
metadata.dc.subject: Homens abusivos
Violência contra as mulheres
Identidade de gênero
Política pública
Violência em homens
Relação homem-mulher
Masculinidade
Hombres abusivos
Violencia contra la mujer
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Políticas Públicas
metadata.dc.identifier.citation: KÖHLER, Daiane Paim. Percepções dos homens autores de violência contra mulher participantes de grupo reflexivo de gênero em São Borja/RS: um estudo de caso. 2023. 149 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8672
metadata.dc.date.issued: 17-Apr-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Políticas Públicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Daiane Paim Köhler 2023.pdf3.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???