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dc.contributor.advisor1Dutra, Carlos Maximiliano-
dc.creatorSabedra, Lisandra Pintos-
dc.date.accessioned2023-10-03T19:17:14Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-10-03T19:17:14Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSABEDRA, Lisandra Pintos. Contextualização do ensino de matemática com ciências através da aprendizagem baseada em problemas. 82 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8665-
dc.description.abstractThe changes in society, the advancement of digital technologies and the search for improvements in teaching and learning require a teacher who reviews his practices and seeks constant updating in order to obtain better results and provides classes that are appropriate for the current moment with the active participation of students, establishing meaning and allowing meaningful learning. In this perspective, teaching methodologies have an important contribution, being fundamental for the success of teaching and learning. Given this scenario, the so-called Active Methodologies gain prominence for providing a new learning model, centered on the student, aiming at building knowledge and favoring creativity and autonomy. This research work proposed the application of an active methodology called Problem-Based Learning (PBL) in an eighth grade elementary school class at a state public school in the Mathematics curricular component involving fifteen students and the teacherresearcher, component conductor. The PBL has as its principle group work in the search for solving a contextualized problem-situation, where students are challenged in the building of knowledge with the guidance of the teacher. Problem situations were elaborated, contextualized with the Science curricular component, and two interventions were carried out using the PBL assumptions, adapting the planning to the year studied by the students. As instruments for data collection, participant observation and productions from the students were used. As a result, it was noticeable that there was a greater participation of the students in comparison with the lectures, the group work provided opportunities for collaboration and socialization between its components and the use of the internet in the search for new knowledge, despite demanding the constant direction of the teacher, proved to be a motivational and effective factor in Mathematics classes with the methodology, favoring the teaching and learning of the curricular component.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContextualizationpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectSciencespt_BR
dc.subjectProblem Based Learningpt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleContextualização do ensino de matemática com ciências através da aprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.title.alternativeContextualization of mathematics teaching with science and problem-based learningpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5620794912031209pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8192273903900777pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoAs mudanças na sociedade, o avanço das tecnologias digitais e a busca por melhorias no processo de ensino-aprendizagem requerem um professor que reveja suas práticas e busque constante atualização de forma a obter melhores resultados e a propiciar aulas adequadas ao momento atual com a participação ativa dos estudantes estabelecendo sentido e permitindo assim aprendizagens significativas. Nessa perspectiva, as metodologias de ensino têm contribuição importante, sendo fundamentais para o êxito do processo. Diante deste cenário, as chamadas metodologias ativas ganham destaque por propiciar um novo modelo de aprendizagem, centrado no aluno, objetivando a construção do conhecimento e favorecendo assim a autonomia e a criatividade. Esse trabalho de pesquisa propôs a aplicação de uma metodologia ativa denominada Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual no componente curricular Matemática envolvendo quinze alunos e a professora-pesquisadora, regente do componente. A ABP tem como princípio o trabalho em grupo na busca por solucionar uma situação-problema contextualizada, onde os estudantes são desafiados na construção do conhecimento com a orientação do professor. Elaborou-se as situações-problema contextualizadas com o componente curricular Ciências e realizou-se duas intervenções utilizando a metodologia ABP adequando o planejamento à turma e ao ano cursado pelos estudantes. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados a observação participante e as produções dos alunos. Através dos resultados percebeu-se que houve maior participação dos estudantes em comparação com as aulas expositivas, o trabalho em grupo oportunizou a colaboração e a socialização entre seus componentes e a utilização da internet na busca por novos conhecimentos, apesar de demandar o constante direcionamento do professor, mostrou-se como um fator motivacional e eficaz nas aulas de Matemática com a metodologia, favorecendo o ensinoaprendizagem do componente curricular.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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LISANDRA PINTOS SABEDRA.pdf1.18 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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