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Tipo: Dissertação
Título: Contribuições da teoria de Baruch Spinoza para o ensino de ciências: ver o mundo com os olhos de uma criança
Título(s) alternativo(s): Contributions of Baruch Spinoza's theory to science education: seeing the world through the eyes of a child
Autor(es): Rosa, Mariza Cristina Camargo da
Primeiro Orientador: Folmer, Vanderlei
Resumo: A presente pesquisa nasceu antes da pandemia da Covid-19 veio, mas a realidade da pandemia corroborou, como processo histórico dentro da Ciências e nesta pesquisa, pois foi o momento em que compreender a importância do conhecimento científico, da produção científica, o acesso ao conhecimento por todas as camadas sociais, como ferramenta fundamental no combate e enfrentamento às ações anticientíficas, como as fake-news antiCiências, eram fundamentais. O momento suscitava buscar compreender as percepções sobre Ciências. Desta maneira, a presente pesquisa focou em seu objetivo geral verificar as percepções de escolares dos primeiros e quintos anos, do ensino fundamental I, sobre Ciências com base nas contribuições da teoria de Baruch Spinoza para o Ensino de Ciências. A aplicação da pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de Uruguaiana- RS, localizada em zona periférica da cidade. Seu público pertence às classes populares que moram nesta localidade. A presente pesquisa é básica, de viés exploratório, quanto aos seus objetivos, já quanto ao procedimento técnico é um estudo de caso e por fim, quanto à abordagem é qualitativa. Dentre os principais resultados destacamos: a importância dos afetos e do espírito coletivo no processo de aprendizagem, sendo essenciais para o engajamento dos estudantes e para a ampliação das perspectivas sobre diferentes conhecimentos; que espaços de questionamento, reflexão e pesquisa permitem aos estudantes a superação do pensamento supersticioso e o encaminham a racionalidade científica, por meio da experimentação; o papel fundamental da Ciências na superação de ações anticientíficas na sociedade; e por fim, as não menos relevante, a necessidade da formação, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente, em serviço, sobre a importância da Ciência e da construção de atividades inter e transdisciplinares.
Abstract: The present research was born before the Covid-19 pandemic arrived, but the reality of the pandemic confirmed, as a historical process within Sciences, in this research, because it was the moment when understanding the importance of scientific knowledge, scientific production, access to knowledge by all social strata, as a fundamental tool in combating and addressing anti-scientific actions, such as antiscience fake news, was crucial. The moment called for an understanding of perceptions about Sciences. Thus, this research focused on its general objective of verifying the perceptions of students in the first and fifth grades of elementary school, based on the contributions of Baruch Spinoza's theory to Science Education. The research was conducted in a school in the state network of Uruguaiana, RS, located in a peripheral area of the city. Its audience belongs to the lower classes residing in this locality. The present research is basic, with an exploratory bias in its objectives, and regarding the technical procedure, it is a case study, and finally, in terms of approach, it is qualitative. Among the main results, we highlight: the importance of emotions and collective spirit in the learning process, which are essential for student engagement and for expanding perspectives on different knowledge; that spaces for questioning, reflection, and research allow students to overcome superstitious thinking and guide them towards scientific rationality through experimentation; the fundamental role of Sciences in overcoming anti-scientific actions in society; and finally, no less important, the need for training, from the perspective of professional teacher development, in service, regarding the importance of Science and the creation of interdisciplinary and transdisciplinary activities.
Palavras-chave: Alfabetização científica
Ensino de ciências
Baruch Spinoza
Ensino de Ciências nos anos iniciais
Scientific literacy
Science education
Baruch Spinoza
Science education in the early years
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Citação: ROSA, Mariza Cristina Camargo da. Contribuições da teoria de Baruch Spinoza para o ensino de Ciências: ver o mundo com os olhos de uma criança. 98 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Uruguaiana, 2023
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8649
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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