Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8648
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Mello, Elena Maria Billig-
dc.creatorCardoso, Caroline da Costa-
dc.date.accessioned2023-09-27T16:56:01Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-09-27T16:56:01Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCARDOSO, Caroline da Costa. O narrar a escuta e escutar a narrativa: percursos, encontros e conexões da experiência de aprendizagem no contexto da Educação Infantil. 120 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, Uruguaiana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8648-
dc.description.abstractThis work was constituted as qualitative research, with a narrative approach, which aimed to understand how teacher training is constituted by the narrative of listening to children in preschool. The study's theoretical framework was composed of authors who investigate narrative as a research methodology in the context of education, highlighting the perspective of learning through experience, and other scholars in the area of pedagogy, sociology, and philosophy. The study was developed following line of research 1: Teaching and Learning Processes in formal and non-formal environments, of the Graduate Program in Science Education, Chemistry of Life and Health. The investigation went through the Covid-19 Pandemic and had an impact on the limitation of carrying it out exclusively in a virtual context, through an online meeting schedule with a group of 10 teachers involved. The results of the study showed that there was significance in the construction of the path of participation of those involved when narrating the child's listening and listening to the narrative, in the learning context that the research structured. The narrative approach, experienced by the group participating in the research, and by the researcher, enabled the construction of shared knowledge and the configuration of connections, with reflections and provocations that nourished the investigation space. It was possible to understand the potentialities of learning through the experience of narrating the child's listening and, through this movement, problematize and signify structuring elements of the preschool context, in early childhood education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscutapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectListeningpt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.titleNarrar a escuta e escutar a narrativa: percursos, encontros e conexões da experiência de aprendizagem no contexto da Educação Infantilpt_BR
dc.title.alternativeNarrating listening and listening to the narrative: paths, encounters and connections of the learning experience in the context of Early Childhood Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6246849412827476pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7336897624367746pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se constituiu como uma pesquisa qualitativa, de abordagem narrativa, que teve como objetivo geral compreender como a formação docente se constitui pela narrativa da escuta das crianças na pré-escola. Compuseram o referencial teórico do estudo autores que investigam a narrativa enquanto metodologia de pesquisa no contexto da educação, destacando a perspectiva de aprendizagem pela experiência, e outros estudiosos da área da pedagogia, da sociologia e da filosofia. O estudo foi desenvolvido seguindo a linha de pesquisa 1: Processos de ensino e Aprendizagem em ambientes formais e não formais, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. A investigação atravessou a pandemia da Covid-19 e teve como impacto a limitação de realizá-la, exclusivamente, em contexto virtual, por meio de agenda de encontros online com o grupo das 10 professoras envolvidas. Os resultados do estudo apontaram que houve significado na construção do percurso de participação das envolvidas, ao narrarem a escuta das crianças e escutarem suas narrativas, no contexto de aprendizagem que a pesquisa estruturou. A abordagem narrativa, vivenciada pelo grupo participante da pesquisa, e pela pesquisadora, possibilitou a construção de saberes compartilhados e a configuração de conexões, com reflexões e provocações que nutriram o espaço da investigação. Foi possível compreender as potencialidades da aprendizagem pela experiência de narrar a escuta das crianças e, por meio desse movimento, problematizar e significar elementos estruturantes do contexto da pré-escola, na educação infantil.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAROLINE DA COSTA CARDOSO.pdf6.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.