Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8643
Tipo: | Dissertação |
Título: | Pintando com a luz: investigação das potencialidades de uma proposta interdisciplinar entre arte e ciência |
Autor(es): | Oliveira, Carolina Mendes de |
Primeiro Orientador: | Wagner, Carolina |
1° Membro da banca: | Wagner, Carolina |
2° Membro da banca: | Capra, Carmen Lúcia |
3° Membro da banca: | Hartmann, Ângela Maria |
Resumo: | Arte e ciência são áreas vistas de modo separado e algumas vezes antagônicas, por mais que suas interligações ao longo da história da humanidade sejam conhecidas. Apresenta-se neste trabalho uma investigação com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental buscando responder à pergunta: Quais as potencialidades de uma proposta interdisciplinar envolvendo Arte e Ciências para a aprendizagem sobre os conteúdos de Instalação artística e Luz? Para auxiliar nessas reflexões trazemos como referenciais a Teoria da Aprendizagem Significativa, algumas ideias sobre Interdisciplinaridade através do pensamento de Fazenda, Pombo e outros pensadores, a Abordagem Triangular de Barbosa e a Educação Estética de Rossi. A partir disso se construiu uma sequência didática com uma proposta envolvendo os componentes de Arte e Ciências, que durou dez encontros. Os dados obtidos durante a investigação através de gravações de áudios dos encontros, as escritas nos diários de bordo e os questionários respondidos pelos sujeitos participantes, foram analisados com as técnicas de Análise de Conteúdo. Este estudo interdisciplinar mostrou-se potente para desenvolver o conteúdo proposto, envolver esses conhecimentos e componentes, assim desenvolver atividades experimentais nas duas áreas, contribuindo para a aprendizagem dos estudantes e para a construção de projetos interdisciplinares na educação básica. Os resultados mostraram que os estudantes participaram dos experimentos e buscaram contextualizá-los com linguagem artística e científica. O produto educacional resultante dessa dissertação é um Kit educacional, que apresenta as ideias trabalhadas para que o leitor interessado no trabalho interdisciplinar nas áreas em questão, o dissemine ou trilhe seus caminhos construindo seu material. |
Abstract: | Art and science are areas seen separately and sometimes antagonistically, however much their interconnections throughout human history are known. This work presents an investigation with students of the 9th year of Elementary School, seeking to answer the question: What are the potentialities of an interdisciplinary proposal involving Art and Sciences for learning about the contents of Artistic Installation and Light? To help with these reflections, we bring as references the Theory of Meaningful Learning, some ideas about Interdisciplinarity through the thinking of Fazenda, Pombo and other thinkers, Barbosa's Triangular Approach and Rossi's Aesthetic Education. From this, a didactic sequence was built with a proposal involving the components of Art and Science, which lasted ten meetings. The data obtained during the investigation through audio recordings of the meetings, the writings in the logbooks and the questionnaires answered by the participating subjects, were analyzed using Content Analysis techniques. This interdisciplinary study proved to be powerful in developing the proposed content, involving this knowledge and components, thus developing experimental activities in both areas, contributing to student learning and to the construction of interdisciplinary projects in basic education. The results showed that the students participated in the experiments and sought to contextualize them with artistic and scientific language. The educational product resulting from this dissertation is an educational kit, which presents the worked ideas so that the reader interested in interdisciplinary work in the areas in question, disseminates it or walks his paths building his material. The results showed that the students participated in the experiments and sought to contextualize them with artistic and scientific language. The educational product resulting from this dissertation is an educational kit, which presents the worked ideas so that the reader interested in interdisciplinary work in the areas in question, disseminates it or walks his paths building his material. |
Palavras-chave: | Ensino de arte Ensino de ciências Interdisciplinaridade Estudo da luz Art teaching Science teaching Interdisciplinarity Study of light |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Curso: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Citação: | OLIVEIRA, Carolina Mendes de. Pintando com a luz: investigação das potencialidades de uma proposta interdisciplinar entre a arte e a ciência. 2023. 114 f.: il. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8643 |
Data do documento: | 26-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dis Carolina Oliveira 2023.pdf | 2.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_educacional_Carolina Oliveira 2023.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.