Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8636
Tipo: Dissertação
Título: É tempo de luta! A história da educação pública em Bagé a partir das páginas do jornal DeFato (1986-1987)
Autor(es): Santos, Matheus Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Bica, Alessandro de Carvalho
1° Membro da banca: Bica, Alessandro de Carvalho
2° Membro da banca: Gil, Natalia de Lacerda
3° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
Resumo: A presente pesquisa científica, situada no campo da História da Educação, buscou investigar a construção do percurso histórico educacional do Ensino Público de Bagé a partir das páginas do Jornal DeFato (1986-1987), de maneira a observar o modo como o período de redemocratização impactou nos processos referentes a educação em todo o Brasil. Para tanto, elegemos enquanto objetos de análise editoriais, reportagens e fragmentos de matérias existentes dentro do veículo supracitado, que se reportassem à temática em questão, atentando assim para aspectos que dissessem respeito aos acontecimentos ocorridos à época da publicação do semanário. O entendimento das noções de Fontes, da Análise Documental e da Pedagogia Histórico-Crítica se fez necessário à realização daquilo o que esta dissertação se propõe. Não só isso, buscar dentro do campo História da Educação o aporte ao entendimento do material existente em nossa análise nos possibilitou uma reflexão ampla sobre o contexto no qual as materialidades que optamos por trabalhar estavam envolvidas. Assim, por meio deste trabalho, conseguimos perceber que o DeFato ajuda com que se estabeleça análises conjecturais amplas e complexas sobre os embates a nível educacional que ocorreram na cidade de Bagé ao final da Ditadura Civil-Militar (1964-1985), desvelando os tensionamentos e a luta do magistério gaúcho e bajeense por melhores condições de trabalho para a categoria.
Abstract: The present scientific research, located in the field of History of Education, sought to investigate the construction of the historical educational path of Public Education in Bagé from the pages of Jornal DeFato (1986-1987), in order to observe how the period of redemocratization impacted on processes related to education throughout Brazil. For this, we chose as objects of editorial analysis, reports and fragments of existing materials within the aforementioned vehicle, which related to the theme in question, thus paying attention to aspects that related to the events that occurred at the time of publication of the weekly. Understanding the notions of Sources, Document Analysis and Historical Critical Pedagogy was necessary to accomplish what this dissertation proposes. Not only that, seeking within the History of Education field the contribution to understanding the existing material in our analysis allowed us a broad reflection on the context in which the materialities that we chose to work on were involved. Thus, through this work, we were able to perceive that DeFato helps to establish broad and complex conjectural analyzes about the clashes at an educational level that occurred in the city of Bagé at the end of the Civil-Military Dictatorship (1964-1985), revealing the tensions and the struggle of teachers from Rio Grande do Sul and Bagé for better working conditions for the category.
Palavras-chave: História da Educação
Educação Pública
Imprensa Alternativa
History of Education
Public education
Alternative Press
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: SANTOS, Matheus Rodrigues dos. É tempo de luta! A história da educação pública em Bagé a partir das páginas do jornal DeFato (1986-1987). 2023. 108f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8636
Data do documento: 13-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.