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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avaliação dos requisitos de rotulagem de águas envasadas
Otros títulos : Assessment of packaged water labeling requirements
Autor(es): Assumpção, Leonar da Silveira de
Primeiro Orientador: Tiecher, Aline
1° Membro da banca: Tiecher, Aline
2° Membro da banca: Meira, Stela Maris Meister
3° Membro da banca: Kaminski, Tiago Andre
Resumo: As águas envasadas comercializadas no Brasil são classificadas em água mineral natural, água natural ou água adicionada de sais. O consumo de águas minerais tem aumentado ao longo dos anos, chegando a aproximadamente 60 litros/habitante em 2020, as quais devem ter qualidade, garantindo ao consumidor nenhum risco à sua saúde. Visto que o rótulo é um elemento essencial de comunicação entre os produtos e consumidores, o objetivo do trabalho foi avaliar a rotulagem de águas envasadas, comercializadas na cidade de Itaqui/RS, no período de novembro de 2021 a fevereiro de 2022, verificando a conformidade frente à legislação vigente. Foram analisadas 11 marcas, totalizando 29 amostras, as quais foram codificadas aleatoriamente (de A a K) para garantir o sigilo das marcas. Verificou-se que as principais inconformidades encontradas foram referentes à falta de indicação da duração em meses, a presença de vocábulos que induzem o consumidor ao erro ou equívoco, a altura da indicação quantitativa menor que o estabelecido na legislação e desacordo com a declaração do prazo de validade. Somente três marcas não apresentaram nenhuma inconformidade nos rótulos, significando que 75,86 % dos rótulos analisados não cumpriram algum princípio ou requisito estabelecido nas legislações. Conclui-se que é necessário adequações dos rótulos e um maior comprometimento no cumprimento das legislações pelos fabricantes, juntamente com a implementação de um sistema de fiscalização mais efetivo.
Resumen : The bottled water sold in Brazil is classified as natural mineral water, natural water or water added with salts. The consumption of mineral waters has increased over the years, reaching approximately 60 liters/inhabitant in 2020, which must have quality, guaranteeing the consumer no risk to their health. Since the label is an essential element of communication between products and consumers, the objective of this work was to evaluate the labeling of bottled water, marketed in the city of Itaqui/RS, from November 2021 to February 2022, verifying compliance against current legislation. Eleven brands were analyzed, totaling 29 samples, which were randomly coded (from A to K) to ensure brand confidentiality. It was found that the main nonconformities found were related to the lack of indication of the duration in months, the presence of words that induce the consumer to error or misunderstanding, the height of the quantitative indication lower than that established in the legislation and disagreement with the declaration of the deadline. of validity. Only three brands did not show any non-compliance on the labels, meaning that 75.86% of the labels analyzed did not comply with any principle or requirement established in the legislation. It is concluded that labeling adjustments and a greater commitment to compliance with legislation by manufacturers are necessary, together with the implementation of a more effective inspection system.
Palabras clave : Água mineral natural
Rótulo
Legislação
Natural mineral water
Label
Legislation
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citación : ASSUMPÇÃO, Leonar da Silveira de. Avaliação dos requisitos de rotulagem de águas envasadas. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8619
Fecha de publicación : 10-mar-2022
Aparece en las colecciones: Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

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