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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Educação, autocuidado e saúde: temáticas para um ensino de ciências que promova consequências positivas na educação básica
Autor(es): Dias, Patrícia da Silva
Primeiro Orientador: Goi, Mara Elisângela Jappe
1° Membro da banca: Goi, Mara Elisângela Jappe
2° Membro da banca: Freitas, Diana Paula Salomão de
3° Membro da banca: Wagner, Caroline
4° Membro da banca: Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
Resumo: A escola, com seus espaços educacionais, apresenta um papel de destaque na formação integral humana. É a educação, nas suas mais variadas dimensões, que possibilita o crescimento e desenvolvimento dos sujeitos ao longo da vida escolar e é nesse espaço tão profícuo que a aprendizagem se dá pelas experiências, vivências e interações entre os jovens. Diante disso, exibi-se neste trabalho o resultado de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa com metodologia do tipo pesquisa-ação, que teve por objetivo desenvolver atividades educacionais relacionadas à saúde junto a alunos do Ensino Básico da Rede Pública de Ensino, a fim de orientar e prevenir sobre condutas de risco em saúde. As atividades contidas em um fascículo pedagógico foram aplicadas e desenvolvidas com alunos de uma Escola Estadual localizada na Zona Rural do município de Caçapava do Sul-RS. O embasamento teórico deste trabalho de pesquisa partiu de uma cronologia histórica relacionada à saúde no meio educacional, posteriormente valeu-se da teoria Sócio- Histórica de Lev Vygotsky para compreender as interações sociais e suas implicações na aprendizagem dos indivíduos. E, finalmente, foi realizada uma revisão de literatura sobre a temática. Os dados foram produzidos a partir de questionários Inicial e Final do tipo Likert, questões discursivas, gravação de áudios, registros em diário de bordo e relatórios. As intervenções se deram ao logo do segundo semestre de 2022, em que foram desenvolvidas atividades sobre saúde e qualidade de vida na escola, em especial a temática educação sexual através de atividades contidas em um fasciculo pedagógico intitulado “Sexualidade e Saúde”. Depois da aplicação das atividades propostas, os dados foram analisados e categorizados a priori, conforme apresentam-se no corpo deste trabalho. Como produto educacional produziu-se dois fascículos pedagógicos relacionados às temáticas: doenças emocionais e educação sexual. Um deles, foi implementado na Educação Básica e o outro servirá como subsídios para os professores da rede implementarem em seus contextos escolares. Os dados obtidos com o presente trabalho de pesquisa, trouxeram a importância de abordar com os alunos do Ensino Básico assuntos relacionados à saúde, comportamentos de risco e qualidade de vida, mostrando assim que a escola é um ambiente adequado e promissor para tratar assuntos relacionados a essa temática e que o professor é de fundamental importância para mediar os conhecimentos, bem como, propor atividades que promovam a conscientização e construção significativa do conhecimento alusivo a um estilo de vida saudável e com qualidade.
Abstract: The school, with its educational spaces, plays a prominent role in integral human development. It is education, in its most varied dimensions, that enables the growth and development of subjects throughout school life and it is in this very fruitful space that learning takes place through experiences, experiences and interactions among young people. In view of this, this work shows the result of a qualitative and quantitative research with an action-research methodology, which aimed to develop educational activities related to health with Basic Education students of the Public Education Network, in order to to guide and prevent health risk behaviors. The activities contained in a pedagogical booklet were applied and developed with students from a State School located in the Rural Area of the municipality of Caçapava do Sul-RS. The theoretical basis of this research work departed from a historical chronology related to health in the educational environment, later making use of Lev Vygotsky's Socio Historical theory to understand social interactions and their implications for individuals' learning. And finally, a literature review on the subject was carried out. Data were produced from Initial and Final Likert-type questionnaires, discursive questions, audio recording, logbook entries and reports. The interventions took place during the second half of 2022, in which activities were carried out on health and quality of life at school, in particular the sexual education theme through activities contained in a pedagogical fascicle entitled “Sexuality and Health”. After applying the proposed activities, the data were analyzed and categorized a priori, as presented in the body of this work. As an educational product, two pedagogical fascicles related to the themes were produced: emotional illnesses and sex education. One of them was implemented in Basic Education and the other will serve as subsidies for teachers in the network to implement in their school contexts. The data obtained with this research work, brought the importance of addressing with Basic Education students issues related to health, risk behaviors and quality of life, thus showing that the school is an adequate and promising environment to deal with issues related to this theme and that the teacher is of fundamental importance to mediate knowledge, as well as to propose activities that promote awareness and meaningful construction of knowledge alluding to a healthy and quality lifestyle.
metadata.dc.subject: Educação
Saúde
Condutas de risco
Education
Health
Risk conduct
CNPQ: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
metadata.dc.identifier.citation: DIAS, Patrícia da Silva. Educação, autocuidado e saúde: temáticas para um ensino de ciências que promova consequências positivas na educação básica. 170 p. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8578
metadata.dc.date.issued: 27-Jun-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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