???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8572
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A inclusão de estudantes especiais na educação básica
metadata.dc.title.alternative: The inclusion of special students in basic education
Autor(es): Belmonte, Annayana Soares
Primeiro Orientador: Dalbianco, Vinicius Piccin
1° Membro da banca: Dalbianco, Vinicius Piccin
2° Membro da banca: Coracini, Sandra Regina
3° Membro da banca: Kehler, Gabriel dos Santos
Resumo: O presente trabalho explorar considerações acerca da educação inclusiva em uma escola do município de ITAQUI-RS. Para isso, realizar uma reflexão sobre os desafios e as perspectivas da inclusão de alunos com deficiência em salas de aulas regulares para entendermos a importância da inclusão nos dias de hoje. Percebe-se que existe uma exclusão velada, muito comum em nossa sociedade, por isso devemos debater o tema em busca de um processo consistente onde se efetive realmente a inclusão. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e uma pesquisa de campo na escola em questão. Por meio de observações em sala de aula da escola, ficou evidenciado que há muito a se fazer para que seja efetivada, de fato, a inclusão de alunos especiais. Na pesquisa, ficou visível que professores que não fazem a inclusão na sala de aula com os demais alunos, fazendo sempre aulas diferenciadas para cada um desses grupos de alunos, os ditos normais e o aluno especial. O trabalho se faz relevante academicamente uma vez que a educação inclusiva tem se revelado de extrema importância para que as crianças, adolescentes e adultos com necessidades educacionais específicas desenvolvam competências e habilidades a serem utilizadas em seu cotidiano. A lei de educação inclusiva no Brasil exigiu a adequação do currículo de novos métodos pedagógicos, e de práticas pedagógicas. No entanto, em alguns contextos não há como ocorrer inclusão, pois professores realizam atividades diferenciadas, tanto para os alunos ditos normais com para os alunos com necessidades especiais. Nesta pesquisa observei que não há participação da turma como um todo, mas a separação entre os alunos em sala de aula, isso oportuniza para que não ocorra a inclusão entre os alunos, pois não se verificou atividades que sejam trabalhadas em conjunto, inviabilizando a tão esperada inclusão.
Abstract: The present work explores considerations about inclusive education in a school in the city of ITAQUI-RS. To do this, reflect on the challenges and perspectives of including students with disabilities in regular classrooms to understand the importance of inclusion today. It is noticed that there is a veiled exclusion, very common in our society, so we must debate the theme in search of a consistent process where inclusion really takes place. A bibliographic review on the subject and a field research at the school in question were carried out. Through observations in the school's classroom, it became clear that there is much to be done to effectively include special students. In the research, it was visible that teachers who do not make the inclusion in the classroom with the other students, always doing different classes for each of these groups of students, the so-called normal and the special student. The work becomes academically relevant since inclusive education has proved to be extremely important for children, adolescents and adults with specific educational needs to develop skills and abilities to be used in their daily lives. The inclusive education law in Brazil required the adaptation of the curriculum to new pedagogical methods and pedagogical practices. However, in some contexts there is no possibility of inclusion, as teachers carry out different activities, both for so-called normal students and for students with special needs. In this research, I observed that there is no participation of the class as a whole, but the separation between the students in the classroom, this makes it possible for the inclusion among the students not to occur, since there were no activities that are worked together, making the so called expected inclusion.
metadata.dc.subject: Educação inclusiva
Pessoa Portadora de Necessidades Especiais
Escola e inclusão
Inclusive education
Person with Special Needs
School and inclusion
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
metadata.dc.identifier.citation: BELMONTE, Annayana Soares. A inclusão de estudantes especiais na educação básica. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8572
metadata.dc.date.issued: 4-Jul-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Annayana Soares Belmonte - 2023.pdf1.69 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???