Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8570
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Uma possibilidade de formação diferenciada: o caso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Unipampa - Campus Itaqui |
Otros títulos : | A possibility of differentiated training: the case of the Interdisciplinary Bachelor of Science and Technology at Unipampa - Campus Itaqui |
Autor(es): | Vargas, Luana Caroline Trindade |
Primeiro Orientador: | Silveira, Paulo Roberto Cardoso da |
1° Membro da banca: | Silveira, Paulo Roberto Cardoso da |
2° Membro da banca: | Neves, Jonas Anderson Simões das |
3° Membro da banca: | Freitas, Augusto Gonzaga Oliveira de |
Resumo: | Este projeto aborda os Bacharelados Interdisciplinares (BI), cursos de graduação que propõem uma perspectiva de formação interdisciplinar, objetivando reduzir a fragmentação do conhecimento e modificar a educação superior. Toma-se como base empírica o caso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da Unipampa - Campus Itaqui-RS, o qual foi criado em 2012 e no momento vivencia a implantação de um novo Projeto Pedagógico de Curso - PPC - em 2023. Buscou-se investigar os elementos estruturantes desta nova proposta e sua recepção na comunidade do curso, focando nas modificações realizadas em relação ao antigo PPC. Justifica-se este estudo pela necessidade sentida de um maior conhecimento sobre o curso e suas características, pois este se propõe a fornecer uma formação diferenciada e inovadora. Aborda-se a importância da divulgação do curso Interdisciplinar em nossa região e como ele pode contribuir para o desempenho acadêmico e profissional, pois devido a sua diversidade temática ele possibilita um olhar calcado na interação entre as diferentes áreas do conhecimento. A investigação foi realizada com base em uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade e o referencial elaborado pelo Ministério de Educação para os BI, alicerçando uma compreensão do objeto de estudo; em um segundo momento, analisou-se o documento do novo PPC, identificando os principais elementos que configuram uma formação diferenciada; complementou-se a análise com a aplicação de questionário junto aos estudantes do BICT, visando conhecer em sua perspectiva, as potencialidades do BICT em fornecer uma formação diferenciada e os desafios enfrentados pelo curso. |
Resumen : | This project addresses the Interdisciplinary Bachelors (BI), undergraduate courses that propose an interdisciplinary training perspective, aiming to reduce the fragmentation of knowledge and transform higher education. The case of the Interdisciplinary Bachelor of Science and Technology (BICT) at Unipampa - Campus Itaqui-RS, which was created in 2012 and is currently experiencing the implementation of a new Course Pedagogical Project - PPC- 2023. We sought to investigate the structuring elements of the proposal and its reception in the course community, focusing on the changes made in relation to the former PPC. This study is justified by the felt need for greater knowledge about the course and its characteristics, as it proposes to provide a differentiated and innovative training. The importance of an Interdisciplinary course in our region was addressed and how it contributes to academic and professional performance, because due to its thematic diversity it allows a look based on the interaction between the different areas of knowledge. The investigation was carried out based on a bibliographic review on interdisciplinarity and the framework developed for the BI, supporting an understanding of the object of study; in a second moment, the document of the new PPC is analyzed, identifying the main elements that configure a differentiated formation; the analysis was complemented with the application of interaction with the BICT students, so that the knowledge of the potentialities of the BICT in providing a differentiated formation and the challenges faced are known to the whole community. |
Palabras clave : | Bacharelados Interdisciplinares Educação Superior Formação Interdisciplinar Processo de Bolonha Interdisciplinary Bachelors Higher Education Interdisciplinary Training Bologna Process |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Itaqui |
Citación : | VARGAS, Luana Caroline Trindade. Uma possibilidade de formação diferenciada: o caso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Unipampa - Campus Itaqui. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8570 |
Fecha de publicación : | 7-jul-2023 |
Aparece en las colecciones: | Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luana Caroline Trindade Vargas - 2023.pdf | 401.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.