???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8570
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Uma possibilidade de formação diferenciada: o caso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Unipampa - Campus Itaqui
metadata.dc.title.alternative: A possibility of differentiated training: the case of the Interdisciplinary Bachelor of Science and Technology at Unipampa - Campus Itaqui
Autor(es): Vargas, Luana Caroline Trindade
Primeiro Orientador: Silveira, Paulo Roberto Cardoso da
1° Membro da banca: Silveira, Paulo Roberto Cardoso da
2° Membro da banca: Neves, Jonas Anderson Simões das
3° Membro da banca: Freitas, Augusto Gonzaga Oliveira de
Resumo: Este projeto aborda os Bacharelados Interdisciplinares (BI), cursos de graduação que propõem uma perspectiva de formação interdisciplinar, objetivando reduzir a fragmentação do conhecimento e modificar a educação superior. Toma-se como base empírica o caso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da Unipampa - Campus Itaqui-RS, o qual foi criado em 2012 e no momento vivencia a implantação de um novo Projeto Pedagógico de Curso - PPC - em 2023. Buscou-se investigar os elementos estruturantes desta nova proposta e sua recepção na comunidade do curso, focando nas modificações realizadas em relação ao antigo PPC. Justifica-se este estudo pela necessidade sentida de um maior conhecimento sobre o curso e suas características, pois este se propõe a fornecer uma formação diferenciada e inovadora. Aborda-se a importância da divulgação do curso Interdisciplinar em nossa região e como ele pode contribuir para o desempenho acadêmico e profissional, pois devido a sua diversidade temática ele possibilita um olhar calcado na interação entre as diferentes áreas do conhecimento. A investigação foi realizada com base em uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade e o referencial elaborado pelo Ministério de Educação para os BI, alicerçando uma compreensão do objeto de estudo; em um segundo momento, analisou-se o documento do novo PPC, identificando os principais elementos que configuram uma formação diferenciada; complementou-se a análise com a aplicação de questionário junto aos estudantes do BICT, visando conhecer em sua perspectiva, as potencialidades do BICT em fornecer uma formação diferenciada e os desafios enfrentados pelo curso.
Abstract: This project addresses the Interdisciplinary Bachelors (BI), undergraduate courses that propose an interdisciplinary training perspective, aiming to reduce the fragmentation of knowledge and transform higher education. The case of the Interdisciplinary Bachelor of Science and Technology (BICT) at Unipampa - Campus Itaqui-RS, which was created in 2012 and is currently experiencing the implementation of a new Course Pedagogical Project - PPC- 2023. We sought to investigate the structuring elements of the proposal and its reception in the course community, focusing on the changes made in relation to the former PPC. This study is justified by the felt need for greater knowledge about the course and its characteristics, as it proposes to provide a differentiated and innovative training. The importance of an Interdisciplinary course in our region was addressed and how it contributes to academic and professional performance, because due to its thematic diversity it allows a look based on the interaction between the different areas of knowledge. The investigation was carried out based on a bibliographic review on interdisciplinarity and the framework developed for the BI, supporting an understanding of the object of study; in a second moment, the document of the new PPC is analyzed, identifying the main elements that configure a differentiated formation; the analysis was complemented with the application of interaction with the BICT students, so that the knowledge of the potentialities of the BICT in providing a differentiated formation and the challenges faced are known to the whole community.
metadata.dc.subject: Bacharelados Interdisciplinares
Educação Superior
Formação Interdisciplinar
Processo de Bolonha
Interdisciplinary Bachelors
Higher Education
Interdisciplinary Training
Bologna Process
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
metadata.dc.identifier.citation: VARGAS, Luana Caroline Trindade. Uma possibilidade de formação diferenciada: o caso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Unipampa - Campus Itaqui. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8570
metadata.dc.date.issued: 7-Jul-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Luana Caroline Trindade Vargas - 2023.pdf401.13 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???