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Tipo: Dissertação
Título : Indústria criativa do artesanato e as relações de consumo em um ambiente de economia solidária
Autor(es): Severo, Camila Klein
Primeiro Orientador: Salbego, Juliana Zanini
1° Membro da banca: Guindani, Joel Felipe
2° Membro da banca: Silva, Mérli Leal
Resumo: A Economia Criativa tem apresentado maior relevância a partir das potencialidades para profissionais como os da Indústria Criativa do Artesanato. Neste contexto, é intenção deste estudo verificar o trabalho criativo em um ambiente onde as interações e colaborações se apresentam de forma alternativa ao sistema de capital tradicional, ou seja, em ambiente de Economia Solidária, tendo como objeto de estudo o Projeto Esperança\Cooesperança de Santa Maria-RS. Os questionamentos sobre como esse tipo de economia pode se relacionar com outros modelos com finalidade sociais são as conexões que dão sentido a esse trabalho de dissertação. O estudo de caráter qualitativo utiliza estratégias metodológicas como observação participante, realizada no espaço da Economia Solidária, Centro de Referência Dom Ivo Lorscheiter, durante o feirão de sábado, e entrevistas em profundidade com artesãos do Projeto Esperança/Cooesperança e público consumidor da feira, bem como pesquisa bibliográfica e documental para a compreensão dos conceitos acerca do tema. A discussão teórica ocorre a partir das perspectivas do Relatório de Economia Criativa UNCTAD (2012), de como autores como Paulo Keller (2014), Ricardo Gomes Lima (2009) sobre as questões referentes ao artesanato e John Howkins (2013) e Richard Florida (2011) sobre o arranjo da economia criativa. Sobre a economia solidária, a revisão é feita a partir da perspectiva de Singer (2002). Pudemos compreender, ao final da investigação que, embora se apresente como alternativa ao modelo tradicional, a Economia Criativa está alinhada com a Economia Solidária quando segue os princípios básicos propostos pelo movimento: igualdade, autogestão e solidariedade, embora em algumas questões que envolvem diferenciação de produtos, possamos perceber certa flexibilidade. Observamos, também, que a criatividade, característica do fazer artesanal, está presente na produção, na forma de se manifestar e nas interações. O ativo criativo se materializa no ambiente solidário trazendo as especificidades da economia criativa, não apenas a partir da venda do artesanato em si, mas do ambiente como um espaço de expressão criativa.
Resumen : The Creative Economy has shown greater relevance based on the potential for professionals such as those in the Creative Handicraft Industry. In this context, it is the intention of this study to examine creative work in an environment where interactions and collaborations are presented in an alternative way to the traditional capital system, that is, in an environment of Solidarity Economy, having as object of study the Projeto Esperança\Cooesperança from Santa Maria-RS. Questions about how this type of economy can relate to other models with social purposes are the connections that give meaning to this dissertation work. The qualitative study uses methodological strategies such as participant observation, carried out in the space of the Solidarity Economy, Centro de Reference Dom Ivo Lorscheiter, during the Saturday fair, and in-depth interviews with artisans from the Esperança/Cooesperança Project and the fair's consumer public, as well as a bibliographical and documental research for the understanding of the concepts about the subject. The theoretical discussion takes place from the perspectives of the UNCTAD Creative Economy Report (2012), from authors such as Paulo Keller (2014), Ricardo Gomes Lima (2009) on issues related to crafts and John Howkins (2013) and Richard Florida (2011) on the arrangement of the creative economy. About the solidary economy, the review is made from the perspective of Singer (2002). We were able to understand, at the end of the investigation, that, although it presents itself as an alternative to the traditional model, the Creative Economy is aligned with the Solidarity Economy when it follows the basic principles proposed by the movement: equality, self-management and solidarity, although in some issues that involve differentiation of products, we can perceive some flexibility. We also observed that creativity, characteristic of craftsmanship, is present in production, in the way it manifests itself and in interactions. The creative asset is materialized in the supportive environment, bringing the specificities of the creative economy, not only from the sale of handicrafts itself, but from the environment as a space for creative expression.
Palabras clave : Artesanato
Economia social
Artesanato – Indústria
Bens de consumo
Criatividade
Handicrafts
Social economy
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Citación : SEVERO, Camila Klein. Indústria criativa do artesanato e as relações de consumo em um ambiente de economia solidária. 2023. 128 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8501
Fecha de publicación : 29-jun-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

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