???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8491
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: Os dados das eleições brasileiras de 2022 : uma abordagem diferenciada para a estatística no ensino médio
Autor(es): Reis, Rosana Beatriz da Cruz Pacheco
Primeiro Orientador: Bihain, Anderson Luís Jeske
Coorientador: Silva, Everson Jonatha Gomes da
1° Membro da banca: Bihain, Anderson Luis Jeske
2° Membro da banca: Vaz, Francieli Aparecida
3° Membro da banca: Oliveira, Cristiano Peres
Resumo: O estudo da estatística no Ensino Médio é muito importante por várias razões, como saber interpretar e avaliar informações presentes em tabelas e gráficos, entender as informações da mídia e do mundo, e assim tomar decisões e desenvolver o pensamento crítico, além de ajudar os estudantes a se preparar para a vida universitária. Para facilitar a assimilação dos conteúdos relacionados a estatística algumas metodologias podem ser adotadas. A proposta deste trabalho é apresentar o planejamento e aplicação de uma aula inédita onde os alunos foram desafiados a fazer uma pesquisa sobre dados relacionados com as eleições de 2022, mais precisamente, com a composição das bancadas legislativas do congresso e do senado nacional brasileiro, e também da assembleia legislativa do estado do RS. Em um segundo momento, os alunos realizaram o tratamento estatístico dos dados, organizando-os em tabelas e percentuais, classificando os candidatos eleitos de acordo com renda, raça, partido político e gênero. Como resultado os discentes elaboraram a representação dos dados utilizando material concreto, produzindo posters que contêm gráficos e tabelas que explicam o panorama da distribuição das cadeiras nas bancadas em questão, evidenciando as suas características. A implementação do plano de aula foi bastante eficaz, pois os alunos mostraram grande interesse no uso dos instrumentos tecnológicos, como celulares e Chromebooks, e do material didático. Eles participaram ativamente das atividades propostas e, de forma geral, alcançaram os objetivos estabelecidos no trabalho, demonstrando a habilidade de fazer relação entre a teoria da estatística básica e o cotidiano, permitindo que percebessem situações práticas do dia a dia e relacionassem os conceitos ensinados na escola com a sua vida real.
Abstract: The study of statistics in high school is very important for several reasons, such as knowing how to interpret and evaluate information present in tables and graphs, understanding information from the media and the world, and thus making decisions and developing critical thinking, in addition to helping students to prepare for college life. To facilitate the assimilation of contents related to statistics, some methodologies can be adopted. The purpose of this work is to present the planning and application of an unprecedented class where students were challenged to do research on data related to the 2022 elections, more precisely, with the composition of the legislative benches of the congress and the Brazilian national senate, and also from the Legislative Assembly of the state of RS. In a second moment, the students carried out the statistical treatment of the data, organizing them in tables and percentages, classifying the elected candidates according to income, race, political party and gender. As a result, the students elaborated the representation of the data using concrete material, producing posters that contain graphs and tables that explain the panorama of the distribution of chairs in the benches in question, highlighting their characteristics. The implementation of the lesson plan was quite effective, as the students showed great interest in the use of technological tools, such as cell phones and Chromebooks, and the didactic material. They actively participated in the proposed activities and, in general, achieved the objectives established in the work, demonstrating the ability to make a connection between the theory of basic statistics and everyday life, allowing them to perceive practical situations from day to day and relate the concepts taught in school with your real life.
metadata.dc.subject: Estatística básica
Investigação
Material Concreto
Basic statistics
Investigation
Concrete Material
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática
metadata.dc.identifier.citation: REIS, Rosana Beatriz da Cruz Pacheco. Os dados das eleições brasileiras de 2022 : uma abordagem diferenciada para a estatística no ensino médio. 59f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8491
metadata.dc.date.issued: 10-Jun-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
organized.pdf2.87 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???