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Tipo: Monografia de Especialização
Título: A Ludicidade da dança das cadeiras no ensino de análise combinatória
Autor(es): Gonçalves, Rosinéia de Oliveira
Primeiro Orientador: Silva, Everson Jonatha Gomes da
Coorientador: Bihain, Anderson Luis Jeske
1° Membro da banca: Silva, Everson Jonatha Gomes da
2° Membro da banca: Vaz, Francieli Aparecida
3° Membro da banca: Oliveira, Cristiano Peres
Resumo: Diante das dificuldades estruturais e logísticas diversas enfrentadas em uma escola de ensino médio, situada na periferia da cidade de Viamão, optou-se por uma abordagem lúdica para o ensino de Análise Combinatória em duas turmas do ensino médio. Tendo como objetivo a aplicação e a análise da referida abordagem, utilizando como didática a Dança das Cadeiras, através de um planejamento de aprendizagem referente à Análise Combinatória, para por meio desse recurso pedagógico, procurar aprimorar a compreensão dos alunos nessa área específica da matemática. Durante a realização do experimento, foram identificadas as principais dificuldades encontradas pelos estudantes no entendimento dos métodos de arranjo e permutação. Observou-se, por meio dos saberes docentes e recursos pedagógicos utilizados neste trabalho, que houve um nível satisfatório no entendimento do tema estudado pelos discentes, demonstrando uma aprendizagem mais sólida dos conceitos abordados. Acredita-se, portanto, ser evidente a necessidade de abordagens diferenciadas para atender às formas distintas de aprendizado dos alunos. Com isso, este trabalho de conclusão de curso destaca a importância do uso de abordagens lúdicas, como a dança das cadeiras, para o ensino de Análise Combinatória.
Abstract: Faced with the various structural and logistical difficulties faced in a high school, located on the outskirts of the city of Viamão, a playful approach was chosen for teaching Combinatorial Analysis in two high school classes. Having as objective the application and analysis of that approach, using the Dance of Chairs as didactics, through a learning plan referring to Combinatorial Analysis, to, through this pedagogical resource, seek to improve students' understanding in this specific area of mathematics. During the experiment, the main difficulties encountered by students in understanding the arrangement and permutation methods were identified. It was observed, through the teaching knowledge and pedagogical resources used in this work, that there was a satisfactory level in the understanding of the subject studied by the students, demonstrating a more solid learning of the approached concepts. Therefore, it is believed that there is a clear need for different approaches to meet the different ways students learn. Thus, this course completion work highlights the importance of using playful approaches, such as musical chairs, for teaching Combinatorial Analysis.
Palavras-chave: Ludicidade
Dança das Cadeiras
Análise Combinatória
Ludicity
Musical Chairs
Combinatorial Analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática
Citação: GONÇALVES, Rosinéia de Oliveira. A Ludicidade da dança das cadeiras no ensino de análise combinatória. 40f. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8490
Data do documento: 3-Jul-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

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