Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8466
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino da gramática normativa da língua portuguesa em cursos preparatórios para concursos |
Autor(es): | Lengert, Hugo Ricardo |
Primeiro Orientador: | Moser, Denise Aparecida |
Coorientador: | Simioni, Leonor |
1° Membro da banca: | Moser, Denise Aparecida |
2° Membro da banca: | Simioni, Leonor |
3° Membro da banca: | Simioni, Taíse |
4° Membro da banca: | Marins, Ida Maria Morales |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar o ensino da gramática normativa em cursos preparatórios para concursos. Tem como corpus de pesquisa três cursos preparatórios on-line para concursos: curso EaD (ensino a distância) de gramática do CPP (Curso Permanente de Português), Língua Portuguesa – Começando do Zero do CERS (Centro de Estudos Renato Saraiva) e o curso VestEnem do canal Aula Livre. A metodologia adotada foi a pesquisa quali-quantitativa de investigação. Inicialmente, o estudo partiu da amostragem de pesquisa quantitativa para demonstrar quais os conteúdos dos cursos livres de gramática normativa recebem maior destaque. Após a coleta desses dados, o estudo elencou as estratégias de ensino usadas pelos três cursos preparatórios para o ensino gramatical. Por meio de pesquisa bibliográfica, baseada nas apostilas e pesquisa exploratória focada nas aulas em vídeos desses cursos, o estudo demonstrou que o processo de ensino parte de dicas, esquemas, associações e memorização de regras, conceitos e listas de palavras. Essas informações, por sua vez, mostraram as diferenças e similaridades entre os métodos de ensino da gramática normativa dos diferentes cursos preparatórios. Abordaram-se como referencial teórico, estudos de pesquisadores como Bagno (2007, 2008), Ferrarezi Júnior (2008, 2012, 2019), Neves (2001, 2006), Oakley (2015) e Piazzi (2014a, 2014b, 2015) para fundamentar a análise dos dados. Com base nas percepções obtidas a partir desta pesquisa, constatou-se que os professores dos cursos preparatórios propõem um estudo voltado para a classificação, identificação e memorização de aspectos gramaticais direcionados para a resolução de questões de concursos. O objetivo é a aprovação em exames. E a meta não é propor reflexão a fim de obter a compreensão da gramática como objeto de pesquisa do uso da língua. Desse modo, esses cursos replicam conteúdos de acordo com os preceitos da gramática normativa, ou seja, não tratam a gramática como ciência, mas como um conjunto de regras estabelecidas para promover a norma culta. Contudo, esses cursos atendem a um público-alvo e existem em razão dos concursos existentes, de modo que é inegável que atendem a uma demanda criada pelas instituições que fazem a seleção de candidatos através de exames classificatórios. |
Abstract: | This study aims to analyse the teaching of normative grammar in preparatory courses for exams. Its researches corpus is three online preparatory courses for exams: EaD (distance learning) grammar course of the CPP (Permanent Course of Portuguese), Portuguese Language – Starting from Scratch of CERS (Center for Studies Renato Saraiva) and the course VestEnem of Aula Livre channel. The methodology adopted was the quali-quantitative research. Initially, the study started from quantitative research sampling to demonstrate which contents of the free normative grammar courses receive the most prominence. After collecting these data, the study included the teaching strategies used by the three preparatory courses for grammatical teaching. Through bibliographic research based on handouts and exploratory research focused on the classes in videos of these courses, this study demonstrated that the teaching process is part of tips, schemes, associations and memorization of rules, concepts and lists of words. This information, in turn, showed the differences and similarities between the methods of teaching normative grammar of the different preparatory courses. It was addressed as theoretical reference, studies of researchers such as Bagno (2007, 2008), Ferrarezi Júnior (2008, 2012, 2019), Neves (2001, 2006), Oakley (2015) and Piazzi (2014a, 2014b, 2015) to support data analysis. Based on the perceptions obtained from this research, it was found that the teachers of the preparatory courses propose a study aimed at the classification, identification and memorization of grammatical aspects directed to the resolution of exams questions. The objective is the approval in exams, the goal is not to propose reflection in order to obtain the understanding of grammar as an object of research of the use of language. Thus, these courses replicate content according to the precepts of normative grammar, that is, they do not treat grammar as science, but as a set of rules established to promote the cultured norm. However, these courses attend to a target audience and exist because of existing exams, so that it is undeniable that they serve a demand created by the institutions that select candidates through qualifying exams. |
Palavras-chave: | Cursos preparatórios Gramática Língua portuguesa Preparatory courses Grammar Portuguese language |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | LENGERT, Hugo Ricardo. O ensino da gramática normativa da língua portuguesa em cursos preparatórios para concursos. 64 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8466 |
Data do documento: | 9-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HUGO RICARDO LENGERT.pdf | Hugo Ricardo Lengert 2021 | 1.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.