Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8456
Tipo: | Dissertação |
Título: | Inclusão e acessibilidade na escola: formação de professores a partir de um produto educacional |
Autor(es): | Machado , Ana Carolina da Rosa |
Primeiro Orientador: | Machado, Juliana Brandão |
1° Membro da banca: | Machado, Juliana Brandão |
2° Membro da banca: | Rodrigues, Ana Cristina da Silva |
3° Membro da banca: | Brizolla, Francélli |
Resumo: | Este Relatório Crítico-Reflexivo apresenta uma pesquisa na temática de formação de professores e inclusão. O objetivo geral é fomentar a inclusão e acessibilidade na educação através do desenvolvimento de um produto educacional que oportunize a formação continuada de professores nas temáticas inclusão e acessibilidade. Discorremos a respeito das barreiras no processo de inclusão e sobre as legislações que garantem o direito à educação de todos. Iniciamos apresentando a Constituição Federal (1988), na sequência a Declaração de Salamanca (1994), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015). Utilizamos como principais referenciais na temática os seguintes autores: Baptista (2006); Bondan, Werle e Saorín (2022); Mantoan (2003); Sassaki (1997); entre outros. A abordagem metodológica foi conduzida pelos princípios da pesquisa qualitativa em educação, considerando o local de trabalho da pesquisadora e as suas investigações. O instrumento de pesquisa diagnóstica foi um questionário semiestruturado, contendo vinte (20) questões com respostas sem identificação que foram aplicadas aos professores de uma escola municipal de Ensino Fundamental de Jaguarão/RS. Com base na análise de conteúdo, analisamos as respostas dissertativas e as de múltipla escolha para identificar o perfil dos profissionais, o tempo de atuação, sua formação e suas concepções a respeito da inclusão e acessibilidade. O principal resultado desta análise foi a identificação da necessidade de formação continuada aos professores, uma vez que observamos barreiras atitudinais, elevado número de alunos de inclusão e a ausência de conhecimento na área de inclusão e acessibilidade. Portanto, construímos um produto educacional no formato de curso nas temáticas inclusão e acessibilidade como formação continuada aos profissionais da educação. O curso foi desenvolvido para ser ofertado de maneira online como projeto de extensão universitária pela UNIPAMPA, com encontros assíncronos e síncronos, utilizando o Google Sala de Aula para as atividades assíncronas de leitura e material audiovisual e o Google Meet para os encontros síncronos. As temáticas abordadas na formação são: Pessoa com Deficiência; Inclusão e Acessibilidade; Atendimento Educacional Especializado; Transtorno do Espectro Autista e Língua Brasileira de Sinais, totalizando uma carga horária de vinte (20) horas. Por fim, ratificamos a importância do Mestrado Profissional em Educação que possibilita a pesquisa e a construção de produtos educacionais, unindo teoria e prática. Portanto, esta pesquisa procurou defender a importância da formação de professores para o desenvolvimento de uma educação inclusiva e acessível. |
Resumen: | Este Informe Crítico-Reflexivo presenta investigaciones en el tema de formación e inclusión docente. El objetivo general es promover la inclusión y accesibilidad en la educación a través del desarrollo de un producto educativo que brinde oportunidades para la formación continua de los docentes en temas de inclusión y accesibilidad. Hablamos de las barreras en el proceso de inclusión, las leyes que garantizan el derecho a la educación de todos. Comenzamos presentando la Constitución Federal (1988), seguida de la Declaración de Salamanca (1994); Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (1996) y la Ley Brasileña de Inclusión (2015) y utilizamos como principales referencias sobre el tema a los siguientes autores: Baptista (2006); Bondan, Werle e Saorín (2022); Mantoan (2003); Sassaki (1997); entre otros. El abordaje metodológico se guió por los principios de la investigación cualitativa en educación, considerando el lugar de trabajo de la investigadora y sus investigaciones. El instrumento de investigación diagnóstica fue un cuestionario semiestructurado, conteniendo veinte (20) preguntas aplicadas a docentes de una escuela primaria municipal, en Jaguarão/RS, y las respuestas son no identificadas. Con base en el análisis de contenido, analizamos el ensayo y las respuestas de opción múltiple para identificar el perfil de los profesionales, su tiempo de trabajo, su formación y sus concepciones sobre la inclusión y la accesibilidad.El principal resultado de este análisis fue la identificación de la necesidad de la formación continua de los docentes, ya que identificamos barreras actitudinales, un alto número de estudiantes de inclusión y el desconocimiento en el área de inclusión y accesibilidad. Por lo tanto, construimos un producto educativo en formato de curso sobre inclusión y accesibilidad como educación continua para profesionales de la educación. El curso fue desarrollado para ser ofrecido como proyecto de extensión universitaria por UNIPAMPA, en línea, con encuentros asíncronos y sincrónicos, utilizando Google Classroom para actividades asíncronas de lectura y material audiovisual y Google Meet para encuentros sincrónicos. Los temas tratados en la capacitación son: Personas con Discapacidad; Inclusión y Accesibilidad; Servicios Educativos Especializados; Trastorno del Espectro Autista y Lengua de Signos Brasileña, totalizando una carga horaria de veinte (20) horas. Finalmente, ratificamos la importancia de la Maestría Profesional en Educación, que posibilita la investigación y la construcción de productos educativos, uniendo teoría y práctica. Por ello, esta investigación buscó defender la importancia de la formación docente para el desarrollo de una educación inclusiva y accesible. |
Palavras-chave: | Inclusão Acessibilidade Formação de professores Pessoa com deficiência Barreiras atitudinais Inclusión Accesibilidad Formación docente Persona con discapacidad Barreras actitudinales |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citação: | MACHADO, Ana Carolina da Rosa. Inclusão e acessibilidade na escola: formação de professores a partir de um produto educacional. 79 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8456 |
Data do documento: | 24-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA CAROLINA DA ROSA MACHADO.pdf | Ana Carolina da Rosa Machado 2023 | 1.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.