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Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: Ética e educação: uma troca de experiências na visão de alunos do 3º ano de escola pública
Autor(es): Cuti, Odilon Conceição
Primeiro Orientador: Martins, Sidney Pires
1° Membro da banca: Santos, Mateus José dos
2° Membro da banca: Queiroz, Darlene Camargo Gomes de
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral analisar os diferentes conceitos de Ética e Moral na sociedade. E como objetivos específicos: investigar os conceitos de moral, valores, costumes, justo e injusto, certo e errado, na concepção dos estudantes da turma de concluintes do Ensino Médio em uma escola pública do interior Gaúcho; aplicou-se um questionário online via Google Forms a fim de levantar as mais variadas compreensões e entendimentos dos estudantes sobre os conceitos que permeiam ética e moral. Neste caso, o assunto foi abordado sob o ponto de vista de quem o relata (narrador). Foram realizadas rodas de conversas e debates sobre os conceitos atrelados à Ética e Moral. Nas oportunidades de diálogo, foram erigidas as seguintes reflexões: O que você gostaria de contar sobre a vivência ética e moral? Qual foi o aprendizado nestes campos? Quais desafios o aluno encontrou durante o desenvolvimento de sua formação moral? O que mais gostou e o que menos gostou nos questionamentos? Na posição de aluno e de professor, como se comportaria frente a dilemas éticos apresentados? Ao buscar as respostas para tais inquietações, foi possível levantar suas visões acerca dos valores e da experiência cotidiana. Outro tema abordado na ocasião foi a compreensão da liberdade (livrearbítrio). No âmbito das experiências cotidianas, o conceito de liberdade tem sido entendido como : possibilidade de autodeterminação; possibilidade de escola; ato voluntário; espontaneidade; ausência de interferência ; realização de uma necessidade. Desde cedo, o homem se habitua a conceber todas as coisas sob a forma de oposição expressa no sim e no não. O livre-arbítrio é em si mesmo indiferente: a possibilidade de escolha entre atos opostos manifesta a perfeita indiferença da vontade diante de qualquer motivação possível. Na verdade, percebeuse nas rodas de conversa com os estudantes que, oque importa não é a escolha justa, precisa e oportuna entre opções possíveis, mas unicamente a possibilidade de escolher de forma indiferente e contingente. As razões e os objetivos de uma ação, são, comumente, subjetivas. Em relação às rodas de conversa podemos afirmar que foram momentos de análise dos mais contextos de Ética e Moral na sociedade. Permeando os conceitos de Moral, valores, costumes, justo e injusto, certo e errado, na concepção dos estudantes de uma turma de 3º ano do Ensino Médio Gaúcho em uma escola pública do interior gaúcho. Pensando, sobretudo, como cada um deles executa tais conceitos em seu cotidiano.Os crescentes problemas sociais e a escalada de notícias que fomentam debates morais , foram a base para esta pesquisa. E , por consequência , da realização deste material. Por fim, a turma foi convidada a participar da atividadefinal de debate geral e explanação de resultados no auditório da escola. A metodologia fundamenta-se em uma pesquisa com abordagem de cunho qualitativo com uma pesquisa descritiva Tem-se portanto algumas questões a serem respondidas: Quais os limites da liberdade? O certo e o errado são adquiridos ou estão na essência do indivíduo? Até que ponto a família é responsável no processo de formação do caráter do cidadão?
Abstract: This Course Completion Work has the general objective of analyzing the different concepts of Ethics and Morals in society. Its specific objectives are: to investigate the concepts of morals, values, customs, fair and unfair, right and wrong, in the conception of students from the high school graduating class in a public school in the interior of Rio Grande do Sul; an online questionnaire was applied via Google Forms in order to raise the most varied understandings and understandings of students about the concepts that permeate ethics and morals. In this case, the subject was approached from the point of view of the narrator (narrator). Conversations and debates were held on concepts linked to Ethics and Morals. In the dialogue opportunities, the following reflections were made: What would you like to tell about the ethical and moral experience? What was the learning in these fields? What challenges did the student encounter during the development of their moral training? What did you like most and what did you least like about the questions? As a student and teacher, how would you behave in the face of ethical dilemmas presented? By seeking answers to such concerns, it was possible to raise their views on values and everyday experience. Another topic addressed on the occasion was the understanding of freedom (free will). Within the scope of everyday experiences, the concept of freedom has been understood as: possibility of self-determination; possibility of school; voluntary act; spontaneity; absence of interference; fulfillment of a need. From an early age, man gets used to conceiving all things in the form of opposition expressed in yes and no. Free will is in itself indifferent: the possibility of choosing between opposing acts manifests the perfect indifference of the will to any possible motivation. In fact, it was noticed in the conversations with the students that what matters is not the fair, precise and opportune choice between possible options, but only the possibility of choosing indifferently and contingently. The reasons and objectives of an action are, commonly, subjective. Regarding the conversation circles, we can say that they were moments of analysis of the most contexts of Ethics and Morals in society. Permeating the concepts of Morals, values, customs, fair and unfair, right and wrong, in the conception of students of a 3rd year group of High School Gaucho in a public school in the countryside of Rio Grande do Sul. Thinking, above all, about how each of them implements such concepts in their daily lives. The growing social problems and the escalation of news that foment moral debates, were the basis for this research. And, consequently, the realization of this material. In this way, the class was invited to participate in the final activity of general debate and explanation of results in the school auditorium. The methodology is based on a research with a qualitative approach with a descriptive research. There are therefore some questions to be answered: What are the limits of freedom? Are right and wrongacquired or are they in the essence of the individual? To what extent is the family responsible in the process of forming the citizen's character?
metadata.dc.subject: Ética
Motivação moral
Ensino Médio
Ethics
Moral motivation
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Mídia e Educação
metadata.dc.identifier.citation: CUTI, Odilon Conceição. Ética e educação: uma troca de experiências na visão de alunos do 3º ano de escola pública. 2023. 29 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8451
metadata.dc.date.issued: 24-Mar-2023
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