Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8450
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Educação inclusiva: metodologias e práticas pedagógicas educacionais |
Autor(es): | Bauer, Fatima Maria da Silva |
Primeiro Orientador: | Alvarez, Isaphi Marlene Jardim |
1° Membro da banca: | Alvarez, Isaphi Marlene Jardim |
2° Membro da banca: | Lovato, Ana Cristina do Amaral |
3° Membro da banca: | Davila, Alessandra Goulart |
Resumo: | A pesquisa bibliográfica presente tem por objetivo analisar os estudos no campo da educação inclusiva e das metodologias e práticas pedagógicas educacionais no âmbito das instituições de ensino brasileiras. Através de referenciais teóricos, pretende constatar quais as inovações e metodologias praticadas nas instituições de ensino na contemporaneidade, além de verificar as formações dos professores para promoção de suas capacidades e habilidades nas práticas educacionais com os discentes. Promovendo o desenvolvimento intelectual e cognitivo, a autonomia e a inclusão social, com a finalidade de integração dos estudantes por meio de materiais pedagógicos e de ferramentas digitais que possibilitem aperfeiçoar a aprendizagem de modo facilitador e prazeroso. A metodologia das pesquisas apresenta análises concernentes sobre a inserção das inovações tecnológicas, modelos educacionais, práticas pedagógicas e métodos de ensino em sala de aula, considerando a relevância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos facilitadores que colaboram na aprendizagem dos alunos com peculiaridades e limitações, além de trazerem inúmeros benefícios no âmbito educacional. |
Resumen : | The present bibliographical research aims to analyze the studies in the field of inclusive education and the methodologies and educational pedagogical practices within the scope of Brazilian educational institutions. Through theoretical references, it intends to find out which innovations and methodologies are practiced in educational institutions today, in addition to verifying the training of teachers to promote their abilities and skills in educational practices with students. Promoting intellectual and cognitive development, autonomy and social inclusion, with the purpose of integrating students through teaching materials and digital tools that enable them to improve learning in a facilitating and pleasurable way. The research methodology presents analyzes concerning the insertion of technological innovations, educational models, pedagogical practices and teaching methods in the classroom, considering the relevance of Information and Communication Technologies (ICT) as facilitating instruments that collaborate in the learning of students with peculiarities and limitations, in addition to bringing countless benefits in the educational field. |
Palabras clave : | Inclusão Professores Educação Inclusion Teachers Education |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citación : | BAUER, Fatima Maria da Silva. Educação inclusiva: metodologias e práticas pedagógicas educacionais. 22 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8450 |
Fecha de publicación : | 20-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Letras – Português – EaD |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FATIMA MARIA DA SILVA BAUER.pdf | Fatima Maria da Silva Bauer 2021 | 504.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.