Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8435
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores: contribuições do uso das tecnologias em uma escola especial
Autor(es): Marsico , Aline Moura Domingues
Primeiro Orientador: Hammes, Lúcio Jorge
1° Membro da banca: Hammes, Lúcio Jorge
2° Membro da banca: Zitkoski, Jaime José
3° Membro da banca: Vieira, Maurício Aires
Resumo: Este relatório crítico-reflexivo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada no curso de Mestrado Profissional em Educação da Unipampa (PPGEdu), Campus Jaguarão. O estudo buscou-se conhecer como o uso das tecnologias possibilita oportunizar novas experiências educativas para professores da APAE Jaguarão/RS. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral propor ações colaborativas de formação continuada para os professores da instituição APAE Jaguarão/RS. A partir das TDICs, considerou-se o momento de pandemia da COVID 19. Especificamente procurou-se incentivar a reflexão sobre a integração qualificada das tecnologias na instituição APAE Jaguarão/RS; desenvolver com os professores ações formativas, considerando o uso pedagógico das TDICs; e avaliar as possibilidades e os limites da formação continuada no âmbito das tecnologias com os professores. O debate desta pesquisa abordou as aproximações e distanciamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Formação continuada de professores da Educação Especial; e Tecnologias digitais de comunicação: dispositivos móveis no contexto educacional. A formação constituiu-se em um projeto de extensão com carga horária de 10h, desenvolvida em 2 encontros. Este trabalho tem como procedimento de investigação a pesquisa-ação (TRIPP, 2005) e foi dividida em três etapas: a exploratória, o desenvolvimento e a de avaliação da eficácia. Para a identificação dos dados foi utilizado o instrumento questionário, observação participante e o diário de campo. O método de análise para a obtenção dos dados foi tratado e discutido com embasamento teórico da análise do conteúdo de Bardin (1977). Para a análise dos dados e discussão dos resultados foram construídas duas categorias de análise baseadas na análise temática e na categorização: a) O uso das tecnologias e seus equipamentos; e b) O uso das tecnologias visando transformar suas práxis. Levando em conta o uso das tecnologias desta pesquisa, foi perceptível que os professores quando puderam participar, acessar as atividades propostas e compartilharem com os colegas, é possível reconhecer todo o processo de sua formação. Desse modo, a pesquisa realizada contribuiu para demonstrar que a prática, o conhecimento em tecnologias contribui para a sua construção docente e assim, oportuniza a reflexão sobre a formação continuada de professores.
Resumen: Este informe crítico-reflexivo presenta los resultados de una investigación cualitativa, realizada en la Maestría Profesional en Educación de la Unipampa (PPGEdu), Campus Jaguarão. El estudio buscó comprender cómo el uso de las tecnologías posibilita la creación de nuevas experiencias educativas para los docentes de la APAE Jaguarão/RS. Así, esta investigación tuvo el objetivo general de proponer acciones colaborativas para la formación permanente de los docentes de la institución APAE Jaguarão/RS. Con base en las TDIC se consideró el momento de la pandemia de COVID-19. Específicamente, buscamos incentivar la reflexión sobre la integración calificada de tecnologías en la institución APAE Jaguarão/RS; desarrollar acciones de formación con los docentes, considerando el uso pedagógico de las TDIC; y evaluar las posibilidades y límites de la educación continua en el campo de la tecnología con los docentes. El debate de esta investigación abordó las aproximaciones y distancias de la Base Nacional Común Curricular (BNCC); Formación contínua de profesores de Educación Especial; y Tecnologías digitales de comunicación: dispositivos móviles en el contexto educativo. La formación consistió en un proyecto de extensión con una carga horaria de 10 horas, desarrollado en 2 encuentros. Este trabajo utiliza la investigación acción como procedimiento de investigación (TRIPP, 2005) y se dividió en tres etapas: exploratoria, de desarrollo y de evaluación de la eficacia. Para la identificación de los datos se utilizó el instrumento cuestionario, observación participante y diario de campo. El método de análisis para la obtención de los datos fue tratado y discutido con la base teórica del análisis de contenido de Bardin (1977). Para el análisis de datos y discusión de resultados, se construyeron dos categorías de análisis a partir del análisis temático y categorización: a) El uso de las tecnologías y sus equipamientos; yb) El uso de tecnologías encaminadas a transformar su praxis. Teniendo en cuenta el uso de las tecnologías en esta investigación, se notó que cuando los docentes pudieron participar, acceder a las actividades propuestas y compartir con los compañeros, fue posible reconocer todo el proceso de su formación. De esta forma, la investigación realizada contribuyó a demostrar que la práctica, el conocimiento en tecnologías contribuye a la construcción de su enseñanza y, por ende, brinda espacios de reflexión sobre la formación permanente de los docentes.
Palavras-chave: Formação continuada de professores
Tecnologias
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE
Formación continua del profesorado
Tecnologías
Asociación de Padres y Amigos de los Discapacitados - APAE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: MARSICO, Aline Moura Domingues. Formação continuada de professores: contribuições do uso das tecnologias em uma escola especial. 94 p. 2023. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8435
Data do documento: 26-Mai-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE MOURA DOMINGUES MARSICO.pdfAline Moura Domingues Marsico 20231.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.