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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O Sistema Solar numa escala real: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada em oficinas pedagógicas
Autor(es): Menezes, Ionara da Luz
Primeiro Orientador: Werlang, Rafhael Brum
Resumo: A Astronomia é uma ciência muito antiga, sendo que seu início remonta a pré-história. Essa ciência tem evoluído rapidamente nas últimas décadas, principalmente com o avanço das técnicas de observações astronômica, que incluem as de medidas de distâncias e velocidade dos astros e das galáxias. Associadas a essa celeridade com que as informações chegam para a população, resultam em uma invasão ostensiva desses conceitos nas mídias e instituem a necessidade de uma rápida atualização dos livros didáticos e a utilização de materiais paradidáticos pelos professores de ciências. Essa unidade temática (Astronomia) faz parte do eixo Terra e Universo, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já homologada, e que de acordo com o parecer e a resolução normativa do Conselho Nacional de Educação (CNE), deve começar a ser implementada a partir da revisão dos currículos, preferencialmente em 2019 e até o prazo máximo do ano letivo de 2020. Essa pesquisa valeu-se uma abordagem qualitativa quanto aos procedimentos e foi dividida em duas etapas. A primeira com uma abordagem documental e que teve como objetivo analisar como são abordados os conceitos sobre o Sistema Solar e sobre os astros que o compõem, em livros textos utilizados nas séries finais da Educação Básica no município de Caçapava do Sul e de como esses objetos de conhecimento se articulam ao que é proposto na BNCC para essa unidade. A segunda com uma abordagem de pesquisa ação, visou implementar e analisar uma Oficina Pedagógica (OP) que discorreu sobre as dimensões e as distâncias dos Planetas, tendo como prerrogativa básica a Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) e como pano de fundo o uso de réplicas em escala do Sistema Solar no contexto histórico e social dos alunos, ajudando-os a compreender conceitos e ideias que os livros didáticos, geralmente, não conseguem ilustrar. A implementação da OP buscou de maneira qualitativa agregar conhecimentos científicos e sociais, estabelecendo como meta perceber se houve ASC nos aspectos dos conteúdos conceituais (CC), conteúdos atitudinais (CA) e conteúdos procedimentais (CP), além de aproximar a intenção didática ao que é proposto na BNCC para o ensino de Astronomia. Os resultados da pesquisa apontam para a importância de que o livro texto não seja o único material de consulta e apoio nos processos de ensino-aprendizagem, visto que, apresentam muitas limitações, como pouco ou nada discorrerem sobre os satélites naturais dos demais planetas do Sistema Solar, apresentarem uma definição incompleta do conceito de Sistema Solar e as suas representações gráficas colaborarem de forma escassa para o entendimento das dimensões e das distâncias entre os planetas, como é sugerido pela BNCC na unidade temática Terra e Universo. Quanto à construção e implementação da OP considera-se que houve um avanço significativo no aprendizado de conteúdos conceituais e o desenvolvimento de atitudes e habilidades, conquanto não se tenha atingindo o patamar esperado, muitas evidências corroboram para a possibilidade de que os alunos, mesmo no ensino formal e constituído da escola, possam aprender a partir do que já sabem, sendo possível aprender perguntando ao invés de se dar respostas prontas e de que o uso de distintos materiais educativos e ambientes que diversifique o espaço da sala de aula pode ser potencial para a promoção de uma aprendizagem crítica.
Resumen : Astronomy is a very old science, and its beginnings date back to prehistory. This science has evolved rapidly in recent decades, especially with the advancement of astronomical observation techniques, including those of distance and velocity measurements of stars and galaxies. Coupled with this speed with which information reaches the population, they result in a blatant invasion of these concepts in the media and institute the need for rapid updating of textbooks and the use of paradidactic materials by science teachers. This thematic unit (astronomy) is part of the Earth and Universe axis of the National Common Curricular Base (BNCC), already approved, and which, according to the opinion and normative resolution of the National Education Council (CNE), should begin to be implemented from the curriculum review, preferably in 2019 and until the deadline of the 2020 school year. This research used a qualitative approach to the procedures and was divided into two stages. The first with a documentary approach and aimed to analyze how the concepts about the Solar System and the stars that compose it are approached, in textbooks used in the final series of Basic Education in the city of Caçapava do Sul and how this theme articulates with what is proposed in the BNCC for this unit. The second, with an action research approach, aimed to implement and analyze a Pedagogical Workshop (OP) that discussed the dimensions and distances of the Planets, having as a basic prerogative the Critical Meaningful Learning (ASC) and as a background the use of replicas. of the Solar System in the students' historical and social context, helping them to understand concepts and ideas that textbooks often cannot illustrate. The implementation of the PB qualitatively sought to add scientific and social knowledge, establishing as a goal to understand if there was ASC in the aspects of conceptual content (CC), attitudinal content (CA) and procedural content (PC), in addition to bringing the didactic intention closer to what is proposed at the BNCC for the teaching of astronomy. The results of the research point to the need for the textbook not to be the only consultation and support material in the teaching-learning processes, since they have many limitations, such as little or nothing about the natural satellites of the other planets of the System. Solar, present an incomplete definition of the concept of the Solar System and its graphic representations collaborate scarcely to the understanding of the dimensions and distances between the planets, as suggested by the BNCC in the thematic axis Earth and Universe. Regarding the construction and implementation of the PB it is considered that there has been a substantial advance in the learning of conceptual content and the development of attitudes and skills, although not reaching the expected level, much evidence corroborates the possibility that students, even in formal and constituted school, can learn from what they already know, being able to learn by asking instead of giving ready answers and that the use of different educational materials and environments that break the classroom space can be potential for the promotion of critical learning.
Palabras clave : Ensino de Astronomia
Divulgação científica
Oficinas pedagógicas
Astronomy teaching
Scientific dissemination
Pedagogical workshops
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
Citación : MENEZES, Ionara da Luz. O Sistema Solar numa escala real: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada em oficinas pedagógicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8413
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Exatas

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