Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8412
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Contribuições à aprendizagem da utilização de Textos de Divulgação Científica de Educação Ambiental no Ensino de Química |
Autor(es): | Rosa, Ana Paula Marques da |
Primeiro Orientador: | Goi, Mara Elisângela Jappe |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições à aprendizagem da utilização de Textos de Divulgação Científica (TDC) de Educação Ambiental no Ensino de Química. O trabalho foi elaborado por uma licencianda do Curso Ciências Exatas - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul/RS e foi aplicado em uma escola rural do município de Caçapava do Sul/RS. Com base nos referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa, a utilização dos TDC como recurso nos processos de ensino e de aprendizagem pode trazer vantagens na compreensão de significados científicos, já que geralmente, os TDCs utilizam uma linguagem atualizada, tornando o texto de fácil compreensão ao leitor. A pesquisa é de cunho qualitativo no qual a partir da análise dos dados emergiram três categorias de análise: (i)Potencialidades da interpretação de texto no trabalho com TDC, (ii) Dificuldades o conceito científico no TDC e (iii) Estratégias utilizadas no trabalho com TDC. Pode-se concluir que a utilização de TDC, uma vez que trabalhada em conjunto com a temática obrigatória Educação Ambiental, pode colaborar com que os estudantes tenham uma melhor percepção sobre os aspectos científicos envolvidos no contexto ambiental e no cotidiano e uma melhor conscientização com o uso de recursos naturais. |
Abstract: | This paper aims to present the contributions to the learning of the use of Environmental Education Scientific Dissemination Texts (TDC) in Chemistry Teaching. The work was prepared by a student of the Exact Sciences Course - Degree of the Federal University of Pampa, campus Caçapava do Sul / RS and was applied in a rural school in the city of Caçapava do Sul / RS. Based on the theoretical frameworks used in this research, the use of TDC as a resource in teaching and learning processes can have advantages in understanding scientific meanings, since TDCs generally use an updated language, making the text easy for the reader to understand. . The research is of a qualitative nature in which from the analysis of the data three categories of analysis emerged: (i) Potentialities of text interpretation in the work with TDC, (ii) Difficulties the scientific concept in the TDC and (iii) Strategies used in the work with TDC. It can be concluded that the use of TDC, once worked in conjunction with the obligatory Environmental Education theme, can help students to have a better perception about the scientific aspects involved in the environmental and daily life context and a better awareness with the environment. use of natural resources. |
Palavras-chave: | Textos de Divulgação Científica Educação Ambiental Ensino de Química Texts of Scientific Dissemination Environmental Education Chemistry Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
Citação: | ROSA, Ana Paula Marques da. Contribuições à aprendizagem da utilização de Textos de Divulgação Científica de Educação Ambiental no Ensino de Química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8412 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Exatas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Paula Marques da Rosa - 2019.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.