???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8391
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Ensino remoto emergencial e histórias contadas: novos sentidos sobre identidade docente
metadata.dc.title.alternative: Emergency Remote Teaching and told stories: new meanings about teaching identity
Autor(es): Vasconcellos, Claudia da Camara Canto
Primeiro Orientador: Silva, Fabiane Ferreira da
Coorientador: Mello, Elena Maria Billig
Resumo: A narrativa compartilhada na sequência apresenta o registro de uma pesquisa reflexivo-narrativa sobre as potenciais (re)significações suscitadas pelo Ensino Remoto Emergencial, (ERE), no âmbito da educação escolar pública brasileira, sobre as dimensões da identidade docente. Tal pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana. A perspectiva de análise dos dados, coletados em questionários estruturados via plataforma Google Formulário, vinculase à linha de pesquisa Educação Científica: Implicações das práticas científicas na constituição de sujeitos e orienta-se, teórica e metodologicamente, em pressupostos reflexivos-narrativos pós-estruturalistas e multiculturais. Sua operacionalização centra-se na análise narrativa das reflexões enunciadas pelas participantes e busca, primordialmente, investigar, problematizar e entender as potenciais influências da educação escolar remota do período pandêmico sobre as dimensões da identidade docente. Considera tal construção identitária como basilar para a popularização de uma práxis educacional escolar transformadora, reflexiva, inclusiva e que esteja ajustada à perspectiva de uma educação equitativa e democrática e justifica-se pela necessidade de documentar a inédita situação de emergencialidade causada pela pandemia da Covid-19 na vida dos atores e atrizes que conduzem a educação frente às salas de aula. Os resultados construídos já sob exame à determinação legal de extinção da situação de emergência em saúde pública no Brasil sinalizaram que a identidade docente, em consonância com o período que a condiciona e influencia encontra-se em especial efervescência constitutiva estimulada pelo fortalecimento dos laços dialógicos entre pares profissionais concluindo-se, com tais impressões, que a grande complexidade deste processo de (inter)dimensionalidade individual e coletiva este foi impulsionado positivamente pelas adversidades vividas durante o exercício docente no período do Ensino Remoto Emergencial.
Abstract: The narrative shared in the sequence presents the record of a reflexive-narrative investigation exercise on the potential (re)significations raised by Emergency Remote Teaching, ERE, in the scope of Brazilian public school education, on the dimensions of teacher identity. This exercise is linked to the Graduate Program in Education in Chemical Life and Health Sciences, Federal University of Pampa, Campus Uruguaiana. The perspective of data analysis, collected in structured interviews via the Google Forms platform, is linked to the line of research Scientific Education: Implications of scientific practices in the constitution of subjects and is guided, theoretically and methodologically, in post-reflexive-narrative presuppositions. structuralist and multicultural. Its operationalization focuses on the narrative analysis of the reflections expressed by the participants and seeks, primarily, to investigate, problematize and understand the potential influences of remote school education in the pandemic period on the dimensions of teacher identity. It considers such identity construction as fundamental for the popularization of a liberating, reflective, inclusive educational praxis that is adjusted to the perspective of an equitable and democratic education and is justified by the need to document the unprecedented emergency situation caused by the Covid-19 pandemic. 19 in the lives of the actors who conduct education in front of the classrooms. The results constructed already under examination of the legal determination of extinction of the emergency situation in public health in Brazil signaled that the teaching identity, in line with the period that conditions and influences it, is in particular constitutive effervescence stimulated by the strengthening of dialogic ties between professional peers, concluding, with such impressions, that the great complexity of this process of individual and collective (inter)dimensionality was positively driven by the adversities experienced during the teaching exercise in the Emergency Remote Teaching period.
metadata.dc.subject: Teacher identity
Covid-19
Remote education
Identidade docente
Ensino remoto emergencial
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.dc.identifier.citation: VASCONCELLOS, Claudia da Camara Canto . Ensino Remoto Emergencial e histórias contadas: novos sentidos sobre identidade docente. 92 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8391
metadata.dc.date.issued: 2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CLAUDIA DA CAMARA CANTO VASCONCELLOS ate JAN 2024.pdf1.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???