???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8381
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: O novo ensino médio numa escola piloto (2019 - 2022) : análise na área de ciências da natureza
Autor(es): Lima, Bianca Maria de
Primeiro Orientador: Dias, Lisete Funari
1° Membro da banca: Dias, Lisete Funari
2° Membro da banca: Ferreira, Maira
3° Membro da banca: Mello, Elena Maria Billig
4° Membro da banca: Firme, Márcia Von Frühauf
Resumo: A pesquisa é guiada pelo questionamento de como se apresenta a Reforma do Ensino Médio em uma escola-piloto da rede estadual do município de Bagé- RS, entre os anos de 2019 a 2022. O objetivo geral da pesquisa é investigar as estratégias, desenvolvidas na escola, referentes ao “Novo Ensino Médio” a partir da área de Ciências da Natureza. A pesquisa tem abordagem qualitativa e, com base nos objetivos, é do tipo exploratória. De acordo com os procedimentos técnico s, utiliza a pesquisa documental, bibliográfica e de campo, envolvendo a professora/pesquisadora, gestão e professores da área de Ciências da Natureza no campo da pesquisa. A Abordagem do Ciclo de Políticas e uma revisão sistemática da literatura são utilizadas como base para a análise documental de documentos oficiais relacionados à reforma curricular Novo Ensino Médio, tais como a Lei 13.45/17, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Os instrumentos para produção de dados foram: Diário de campo da pesquisadora; entrevista com uma professora que recebeu formação sobre a reforma do Ensino Médio; e questionários com a direção e professores da área de Ciências da Natureza. A técnica de Análise de Conteúdo dos dados produzidos se encaminha para uma discussão ampla, embasada no referencial teórico Abordagem Ciclo de Políticas e Teorias de Currículo, bem como em outras teorias emergentes. A discussão foi realizada em torno das três categorias de análise: “Formatos de formação de professores para o Novo Ensino Médio na escola”, “Organização curricular do Novo Ensino Médio e implicações no papel do professor”, “Estratégias didáticas e infraestrutura para o Novo Ensino Médio na escola”. Os dados analisados apontam para: Professores com “notório saber”; alunos iludidos; docentes com cargas horárias menores; e sobrecarga de planejamento para colocar em prática as disciplinas novas sem contabilizar na hora atividade, disciplinas novas, essas com conteúdo diferente de sua formação inicial. A política, Lei 13.415/17, foi interpretada e contextualizada por cada um dos atores sociais de forma diferente, sofreu influência interna e externa, mostrando relações de poder, o que podemos identificar como macropolítica. Quando colocada em prática, foi reorganizada por cada ator de forma que, as pequenas relações de poder sobre a política possam ser identificadas como micropolítica, em abrangência local no ambiente escolar.
Abstract: The research is guided by the questioning of how the High School Reform is presented in a pilot school of the state network in the city of Bagé-RS, between the years 2019 to 2022. The general objective of the research is to investigate the strategies, developed in the school, referring to the “New High School” from the area of Natural Sciences. The research has a qualitative approach and, based on the objectives, it is exploratory. According to the technical procedures, it uses documental, bibliographical and field research, involving the teacher/researcher, management and teachers from the field of Natural Sciences in the field of research. The Policy Cycle Approach and a systematic literature review are used as a basis for the documental analysis of official documents related to the New High School curriculum reform, such as Law 13.45/17, the National Curriculum Guidelines for High School and the Basic National Common Curriculum. The instruments for data production were: Researcher's field diary; interview with a teacher who received training on secondary education reform; and questionnaires with the directors and professors in the field of Natural Sciences. The technique of Content Analysis of the data produced leads to a broad discussion, based on the theoretical framework Policy Cycle Approach and Curriculum Theories, as well as other emerging theories. The discussion was held around the three categories of analysis: "Formats of teacher training for the New Secondary Education at school", "Curricular organization of the New Secondary Education and implications for the role of the teacher", "Didactic strategies and infrastructure for the New Secondary Education at School”. The analyzed data point to: Teachers with “notorious knowledge”; deluded students; professors with smaller workloads; and planning overload to put the new disciplines into practice without accounting for activity at the time, new disciplines, those with content different from their initial training. The policy, Law 13.415/17, was interpreted and contextualized by each of the social actors differently, suffered internal and external influence, showing power relations, which we can identify as macropolitics. When put into practice, it was reorganized by each actor so that the small power relations over politics can be identified as micropolitics, in local scope in the school environment.
metadata.dc.subject: Lei 13.415/17
Abordagem do Ciclo de Políticas
Reforma Curricular
Law 13.415/17
Policy Cycle Approach
Curriculum Reform
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
metadata.dc.identifier.citation: LIMA, Bianca Maria de. O novo ensino médio numa escola piloto (2019 - 2022) : análise na área de ciências da natureza. 2023. 127f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8381
metadata.dc.date.issued: 31-Mar-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Dissertacao_BIANCA_MARIA_DE_LIMA.pdf1.85 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???