???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8372
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Paulo Henrique dos Santos, Sartori-
dc.creatorFreitas, Graciela de Lima-
dc.date.accessioned2023-05-25T18:28:01Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-05-25T18:28:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFREITAS, Graciela de Lima. Análise do processo investigativo a partir de proposições orientadas de problemas no ensino de acústica. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8372-
dc.description.abstractThe present study deals with a proposal in the field of Physics Teaching, on the theme "Sound Study". In this paper the role of experimental research activities in the classroom related to physics is discussed. It was analyzed how students of the third year of the Integrated High School in a public school in the municipality of Caçapava do Sul - RS appropriate and interact with the research process and what empirical relationships they infer in this type of activity. It was verified that the group of students accomplished what we call Problems Oriented Propositions in an autonomous, collaborative and careful way. They presented the capacity to reflect critically on the process, denoting a know-how very close to what would be expected of a typical approach of scientific investigations, obtaining empirical relations pertinent to the different situations faced.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades Investigativaspt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEstudo do Sompt_BR
dc.subjectInvestigative Activitiespt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectSound Studypt_BR
dc.titleAnálise do processo investigativo a partir de proposições orientadas de problemas no ensino de acústicapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4718654932726653pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9680419106224563pt_BR
dc.contributor.referee1Wagner, Caroline-
dc.contributor.referee2Goi, Mara Elisângela Jappe-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4134633660161244pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4004565241849091pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação Científica e Tecnológica - 2ª Ediçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata de uma proposta no âmbito do Ensino de Física, sobre o tema “Estudo do Som”. Neste trabalho é discutido o papel das atividades experimentais investigativas em sala de aula relacionadas à Física. Foi analisado como os alunos, do terceiro ano do Ensino Médio Integrado de uma escola pública do município de Caçapava do Sul – RS, se apropriam e interagem com o processo de investigação e quais as relações empíricas que eles inferem nesse tipo de atividade. Constatou-se que o grupo de alunos realizou o que chamamos de Proposições Orientadas de Problemas de forma autônoma, colaborativa e criteriosa. Apresentaram a capacidade de refletir criticamente sobre o processo, denotando um saber-fazer muito próximo ao que se esperaria de uma abordagem típica de investigações científicas, obtendo relações empíricas pertinentes às diversas situações enfrentadas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caçapava do Sulpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Educação Científica e Tecnológica

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Graciela de Lima Freitas - 2018.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, como requisito parcial para a obtenção do Título de Especialista em Educação Científica e Tecnológica.2.05 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???