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Tipo: Dissertação
Título: Os quefazeres docentes diante das políticas curriculares na educação infantil: uma reflexão sobre a práxis pedagógica
Autor(es): Santos, Letícia Martins dos
Primeiro Orientador: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
1° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
2° Membro da banca: Moura, Patrícia dos Santos
3° Membro da banca: Pereira, Rachel Freitas
4° Membro da banca: Ourique, Maiane Liana Hatschbach
Resumo: O presente Relatório Crítico-Reflexivo buscou analisar de que forma a implementação das políticas curriculares para Educação Infantil impacta e/ou é impactada pelas práticas e concepções docentes acerca do letramento. A pesquisa foi de cunho qualitativo e o instrumento metodológico usado foram as cartas pedagógicas endereçadas e respondidas pelas professoras de Educação Infantil do município de Jaguarão/RS. Considerando a criança como sujeito de direitos e as discussões e formações acerca das políticas curriculares, é necessário compreender as experiências existentes dentro do espaço escolar ampliando a reflexão sobre o currículo enquanto prática pedagógica, promovendo novas intencionalidades pedagógicas através do planejamento, abrangendo, de maneira lúdica, as práticas sociais da leitura e da escrita. Além das cartas pedagógicas, utilizou-se como coleta de dados os diários de registro criados a partir das rodas de diálogo virtual, realizadas enquanto processo de intervenção. Ao longo do trabalho, será apresentado o contexto da pesquisa, o referencial teórico conceitual, o referencial teórico metodológico e, por fim, o diagnóstico, trazendo uma explanação do plano de intervenção, a sua avaliação e as considerações finais, que foi escrita no formato de Carta Pedagógica. A investigação foi construída a partir de intervenção pedagógica coletiva, que foi realizada através de roda de diálogo virtual e de diários de registros, ocasionando inúmeras reflexões diante de todos os sujeitos da pesquisa. Desta forma, esse trabalho tornou-se necessário para que as professoras de Educação Infantil pudessem refletir e compartilhar coletivamente os impactos das políticas curriculares sobre as suas práxis. Como resultado, tem-se a importância da reflexão sobre os quefazeres docentes, pois permitiu que as professoras participantes pudessem se sentir pesquisadoras empenhadas em trocar e construir novas aprendizagens.
Resumen: Este Informe Crítico-Reflexivo buscó analizar cómo la implementación de políticas curriculares para la Educación Infantil impacta y/o es impactada por las prácticas y concepciones docentes sobre el letramento. La investigación fue de naturaleza cualitativa y el instrumento metodológico usado fueron las cartas pedagógicas dirigidas y contestadas por las profesoras de Educación Infantil del municipio de Jaguarão/RS. Considerando el niño como sujeto de derechos y las discusiones y formaciones sobre políticas curriculares, es necesario comprender las experiencias existentes dentro del espacio escolar, ampliando la reflexión sobre el currículo como práctica pedagógica, promoviendo nuevas intenciones pedagógicas a través de la planificación, promoviendo, de forma lúdica, las prácticas sociales de lectura y escritura. Además de las cartas pedagógicas, se utilizó como recolección de datos los diarios de campo creados a partir de los círculos virtuales de diálogo, realizados como proceso de intervención. A lo largo del trabajo se presentará el contexto de investigación, el marco teórico conceptual, el marco teórico metodológico y, finalmente, el diagnóstico, trayendo una explicación del plan de intervención, su evaluación y las consideraciones finales, que fueron redactadas en formato de Carta Pedagógica. La investigación se construyó a partir de una intervención pedagógica colectiva, que se llevó a cabo a través de una rueda de diálogo virtual y diarios de registros, provocando innumerables reflexiones para todos los sujetos de investigación. De esta manera, este trabajo se hizo necesario pues las docentes de la Educación Infantil pudieran reflexionar y compartir colectivamente los impactos de las políticas curriculares en su praxis. En consecuencia, se presenta la importancia de reflexionar sobre los quefazeres docentes, ya que permitió que las profesoras participantes se hayan sentido investigadoras comprometidas con el intercambio y la construcción de nuevos aprendizajes.
Palavras-chave: Políticas Curriculares
Educação Infantil
Letramento
Políticas Curriculares
Educación Infantil
Letramento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
Citação: SANTOS, Letícia Martins dos. Os quefazeres docentes diante das políticas curriculares na educação infantil: uma reflexão sobre a práxis pedagógica. 194 p. 2022. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8366
Data do documento: 29-Jul-2022
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