Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marranghello, Guilherme Frederico Marranghello-
dc.creatorJacques, Andressa Melo-
dc.date.accessioned2023-05-25T16:38:47Z-
dc.date.available2023-05-23-
dc.date.available2023-05-25T16:38:47Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.citationJACQUES, Andressa Melo. Uma proposta de Astronomia Cultural para o ensino fundamental . 2023. 230f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8364-
dc.description.abstractThere are as many interpretations of the sky as there are eyes that observe it. Astronomy is one of the oldest sciences and since the beginning of humanity it has gone hand in hand with the social revolutions of civilizations. Nowadays, when we think about teaching astronomy, we bring a Eurocentric view of the subject to the classroom, however this excludes the visions of the sky of different peoples. One of the best known regions of the sky below the equator is where we find the western constellation of the Southern Cross, but not all social groups gave the same meaning to this constellation. In this region, the peoples of Latin America saw rheas, tortoises and frogs, among other animals. Cultural Astronomy is the area responsible for studying this knowledge, about how different peoples relate to the sky. Considering that the BNCC understands that this astronomical cultural diversity should be taken to the classroom, we outlined our general objective, which consists of understanding the perception of Basic Education teachers about the subject. Still, thinking about how the educator can develop activities in the classroom, we created an educational product that brings discussions about Cultural Astronomy and proposes activities that can be applied at school. We tried to understand the perception of these education professionals before and after having contact with our work, seeking to understand the contributions of our production to the teacher's work. The answers given to the questionnaires are the corpus of our research. The analysis of the data collected by the questionnaires was carried out using the descriptive analysis method, from which we noticed that, although the participants see Cultural Astronomy as a topic that is relevant to be presented to the students, most educators do not have contact with the theme. or they did not find materials that could help to deal with these themes, which makes it difficult to implement the theme in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de astronomiapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectPovos Origináriospt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectAstronomy Teachingpt_BR
dc.subjectDidactic materialpt_BR
dc.subjectIndigenous Peoplespt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.titleUma proposta de Astronomia Cultural para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Marranghello, Guilherme Frederico-
dc.contributor.referee2Molina, Carlos Augusto-
dc.contributor.referee3Hartmann, Ângela Maria-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoExistem tantas interpretações do firmamento quanto olhos que o observam. A astronomia é uma das ciências mais antigas e desde o começo da humanidade caminhou de mão dada com as revoluções sociais das civilizações. Nos dias atuais quando pensamos no ensino da astronomia levamos para a sala de aula uma visão eurocêntrica do tema, no entanto isso exclui as visões do céu de diversos povos. Umas das regiões do firmamento mais conhecidas abaixo da linha do equador é onde encontramos a constelação ocidental do Cru zeiro do Sul, mas nem todos os grupos sociais deram o mesmo significado para essa constelação. Nessa região os povos da América Latina viram, emas, jabutis e sapos, entre outros animais. Astronomia Cultural é área que se encarrega de estudar esses conhecimentos, sobre como diferentes povos se relacionam com o céu. Considerando que a BNCC entende que essa diversidade cultural astronômica deve ser levada para sala de aula, delineamos nosso objetivo geral que consiste em compreender a percepção dos professores da Educação Básica acerca do tema. Ainda, pensando em como o educador pode desenvolver atividades em sala de aula, criamos um produto educacional que traz discussões sobre Astronomia Cultural e propõe atividades que podem ser aplicadas na escola. Procuramos entender a percepção desses profissionais da educação antes e depois de ter contato com nosso trabalho, buscando compreender as contribuições da nossa produção para o trabalho do professor. As respostas dadas aos questionários são o corpus de nossa pesquisa. A análise dos dados levantados pelos questionários foi feita pelo método de análise descritiva, de onde percebemos que, embora os participantes vejam a Astronomia Cultural como um tema que é relevante para ser apresentado aos alunos, a maior parte dos educadores não possuem contato com a temática ou não encontraram materiais que possam auxiliar a tratar desses temas, o que dificulta a implementação da temática em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amjdissertacaoooo.pdf2.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
produtoeducacionalamj__1___2_.pdf37.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.