???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8361
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1D'Ávila, Alessandra Goulart-
dc.creatorVieira , Débora Evangelista-
dc.date.accessioned2023-05-23T17:21:10Z-
dc.date.available2023-05-22-
dc.date.available2023-05-23T17:21:10Z-
dc.date.issued2021-12-07-
dc.identifier.citationVIEIRA, Débora Evangelista. O ensino de lingua materna nos anos finais do ensino fundamental na modalidade EJA: dificuldades nas habilidades de leitura e interpretação de textos. 53 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8361-
dc.description.abstractThis article aims to address the difficulties in reading skills and interpretation of texts in the final years of elementary school in the Education of Youth and Adults. In a world driven by technologies and instant messaging it is necessary to have the reading and comprehension skills developed to your social and professional life. Aiming to contribute in the sphere with knowledge through surveys by questionnaires to reports of teachers and students and with a synthesis of relevant literature bringing important information for the educational sphere. The literature review was carried out using the works of João Wanderley Geraldi (2011 and 2009), Irandé Antunes (2003), Paulo Freire(1989), Xavier(2019) and Common National Base documents Curriculum for the final years of Elementary School (BRASIL, 2018) and Parameters Portuguese Language National Curriculum for third and fourth cycles (BRASIL, 1998). The exploratory qualitative approach research took place through the application of a questionnaire with students and teachers of Education of Youth and Adults. Through the data obtained, it is possible to verify that the questions observed by the teachers are related both to the students' opinions about difficulties in understanding texts and their understanding of the importance of reading for the acquisition of new knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectLeitura e interpretaçãopt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagenspt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectReading and interpretationpt_BR
dc.subjectLearning difficultiespt_BR
dc.titleO ensino de lingua materna nos anos finais do ensino fundamental na modalidade eja: dificuldades nas habilidades de leitura e interpretação de textospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1D'Ávila, Alessandra Goulart-
dc.contributor.referee2Souza, Nathan Bastos de-
dc.contributor.referee3Silveira, Rita-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem o intuito de abordar as dificuldades nas habilidades de leitura e interpretação de textos nos anos finais do Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos. Num mundo voltado às tecnologias e mensagens instantâneas faz-se necessário ter as habilidades de leitura e compreensão desenvolvidas para sua vida social e profissional. Tendo por objetivo para contribuir na esfera acadêmica com conhecimentos através de pesquisas por questionários a relatos de professores e alunos e com uma síntese de literatura relevante trazendo informações importantes para a esfera educacional. A revisão de literatura foi feita utilizando os trabalhos de João Wanderley Geraldi (2011 e 2009), Irandé Antunes (2003), Paulo Freire(1989), Xavier(2019) e documentos da Base Nacional Comum Curricular para anos finais do Ensino Fundamental (BRASIL, 2018) e Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para terceiros e quartos ciclos (BRASIL, 1998). A pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória aconteceu através de aplicação de questionário com alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos. Por meio dos dados obtidos é possível averiguar que as questões observadas pelas professoras são relacionadas tanto às opiniões dos alunos sobre as dificuldades de compreensão de textos quanto seu entendimento sobre a importância da leitura para aquisição de novos conhecimentos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DÉBORA EVANGELISTA VIEIRA.pdfDébora Evangelista Vieira 20211.67 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???