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dc.contributor.advisor1Alvarez, Isaphi Marlene Jardim-
dc.creatorMendonça, Darlene Santos da Rosa-
dc.date.accessioned2023-05-22T18:00:16Z-
dc.date.available2023-05-22-
dc.date.available2023-05-22T18:00:16Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Darlene Santos da Rosa. BNCC, ensino remoto e pandemia: reflexões sobre o ensino de lingua portuguesa. 25 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8358-
dc.description.abstractThis research had as general objective “to analyze, through a questionnaire, which were the new methodologies and alternatives that the teachers searched for the teaching to have continuity, reinventing their practices in face of the new technological demands for the teaching of the Portuguese language”. Therefore, this research is mainly anchored in the theoretical references of Morán (2015), BNCC (2017), Silva (2020). For the development of this research, a qualitative methodology was used and data collection was carried out through a structured questionnaire. Among the research results, the following stand out: a) the lack of knowledge of teachers in using the platform used to teach classes was one of the difficulties verified; b) most teachers agree that there is no preparation of the teaching staff or the school structure for a deeper use of available technologies for education. The analysis of the results showed that most interviewees use social networks to contact the student, and that the use of technologies in Portuguese language teaching was not viable, as students did not participate in classes and teachers had difficulties in rate them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectCoronavírus - Covid-19pt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação - TIC’spt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Base - BNCCpt_BR
dc.subjectRemote Teachingpt_BR
dc.subjectCoronavirus - Covid-19pt_BR
dc.subjectInformation and communication technologies - TIC'spt_BR
dc.titleBNCC, ensino remoto e pandemia: reflexões sobre o ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Anderson dos-
dc.contributor.referee1Alvarez , Isaphi Marlene Jardim-
dc.contributor.referee2Lovato, Ana Cristina do Amaral-
dc.contributor.referee3Oliveira, Lisiane Inchauspe de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral “analisar através de um questionário quais foram as novas metodologias e alternativas que os professores buscaram para que o ensino tenha continuidade, reinventando suas práticas frente às novas demandas tecnológicas para o ensino da língua portuguesa”. Para tanto essa pesquisa está ancorada principalmente nos referenciais teóricos deMorán (2015), BNCC (2017), Silva (2020).Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se uma metodologia qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado. Dentre os resultados da pesquisa destaca-se: a) a falta de conhecimento dos professores na utilização da plataforma usada para ministrar as aulas, foi uma das dificuldades verificadas; b) a maioria dos professores concorda que não há uma preparação do corpo docente e nem da estrutura escolar para uma utilização mais aprofundada das tecnologias disponíveis para a educação. A análise dos resultados mostrou que a maioria das entrevistadas utiliza as redes sociais para o contato com o aluno, e que a utilização de tecnologias no ensino de língua portuguesa não foi viável, já que os alunos não participavam das aulas e os professores tinham dificuldades de avaliá-los.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

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DARLENE SANTOS DA ROSA MENDONÇA.pdfDarlene Santos da Rosa Mendonça 2021638.05 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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