Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8356
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “#nãoajudecompartilhe”: análise dialógica do discurso publicitário da marca mr. Músculo (2019)
Autor(es): Vargas, Cinéia de
Primeiro Orientador: Camargo, Gabriella Cristina Vaz
1° Membro da banca: Camargo, Gabriella Cristina Vaz
2° Membro da banca: Souza, Nathan Bastos de
3° Membro da banca: Félix, Pabrícia Abadia Pereira
Resumo: Esta monografia objetiva analisar, pela perspectiva dos estudos bakhtinianos, como o discurso machista se materializa dentro dos lares, através do corpus de pesquisa, o filme publicitário "#NãoAjudeCompartilhe” da marca Mr. Músculo, veiculado em sua página no Facebook, em 2019. O percurso metodológico desta análise abrange o estudo da concepção de linguagem que advém do Círculo de Bakhtin, com base nas reflexões de Carlos Alberto Faraco, José Luiz Fiorin, Adail Sobral e Wanderley Geraldi, e a investigação das relações dialógicas nos enunciados do filme publicitário em questão. A análise demonstra que é por meio de enunciados que nos comunicamos e que esses enunciados não são apenas linguísticos, ou seja, o olhar, o gesto, o sorriso, o silêncio são também formas de enunciar, sendo assim foi possível compreender que, o entendimento mais claro e objetivo das palavras, pode transformar as relações. A proposta deste trabalho então, é mostrar que o machismo, por muitas vezes, passa despercebido por ser uma prática comum, enraizada na sociedade, são pensamentos e atitudes que oprimem e inferiorizam a mulher dentro de um relacionamento e na vida. Ao entender o processo e perceber que há consequências, o movimento de mudança se inicia, e este movimento é um reflexo das necessidades essenciais para promover a igualdade de direitos entre as pessoas.
Resumen: El objetivo de esta monografia es analizar, desde la perspectiva de los estudios bakhtinianos, como se materializó el discurso sexista dentro de las casas, mediante del corpus de la busqueta, la película de publicidade "#NãoAjudeCompartilhe” de la marca Mr. Músculo, publicado en su página no Facebook, en 2019. El camino metodológico de este analises cubre el estúdio de la concepción de la linguagen que viene del Círculo de Bakhtin ( Carlos Alberto Faraco, José Luiz Fiorin, Adail Sobral y Wanderley Geraldi) y la investigación de las relaciones dialógicas en declaraciones que nos comunicamos y que estas declaraciones no son solo linguísticas, o sea , el mirar, los gestos, la sonrisa, el silencio son también formas de enunciar, siendo así fui possible que la conpreensión mas clara y objetiva de las palabras, puede transformar las relaciones. La propuesta deste trabajo entonces es mostrar que el sexismo muchas vezes, pasa despercebido por ser una práctica común, arraigada em la sociedad, son pensamientos y actitudes que oprimem y degradam a la mujer dentro de una relación y em la vida. Al entender el proceso y darse cuenta de que hay consecuencias, el movimiento de cambio impieza, es um reflejo de la necessidades esenciales para promover la igualdad de direchos entre las personas.
Palavras-chave: Machismo
Enunciado
Relações dialógicas
Sexismo
Declariación
Relaciones dialógicas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: VARGAS, Cinéia de. “#nãoajudecompartilhe”: análise dialógica do discurso publicitário da marca mr. Músculo (2019). 30 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8356
Data do documento: 3-Dez-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cinéia de Vargas.pdfCinéia de Vargas 2021759.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.