Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8351
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As variedades linguísticas nas aulas de português
Autor(es): Rodrigues, Caroline Freitas
Primeiro Orientador: Hammes, Lúcio Jorge
1° Membro da banca: Hammes, Lúcio Jorge
2° Membro da banca: Melgar Júnior, Eduardo Garralaga
3° Membro da banca: Aires, Maurício Vieira
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a abordagem das variedades linguísticas nas aulas de português. Em um país com diferenças culturais e regionais e uma desigualdade social que se aprofunda, por qual razão as variedades linguísticas da língua Portuguesa não são valorizadas e estudadas? A partir deste questionamento foi desenvolvida essa pesquisa bibliográfica descritiva com o intuito de trazer as teorizações de autores que estudam esta temática e as contribuições presentes na BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Constata-se que há mudanças que se fazem necessárias na educação do Brasil. E, ao professor cabe estar atento ao que realmente é prioritário que se estude em aula e assim realizar uma mediação entre o estudo da língua e aquilo que é necessário ao aluno, respeitando o contexto social e cultural que este sujeito está inserido, para que ele faça uso deste estudo na sua realidade sendo assim capaz de se colocar como um cidadão crítico e entendedor do mundo à sua volta.
Resumen: Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el enfoque de las variedades lingüísticas en las clases de portugués. En un país con diferencias culturales y regionales y una desigualdad social cada vez más profunda, ¿por qué no se valoran y estudian las variedades lingüísticas de la lengua portuguesa? A partir de este cuestionamiento, se desarrolló esta investigación bibliográfica descriptiva con el fin de acercar las teorizaciones de los autores que estudian este tema y los aportes presentes en el BNCC - Base Curricular Nacional Común en educación en Brasil. Y, le corresponde al docente ser consciente de lo que realmente es una prioridad para estudiar en clase y así mediar entre el estudio de la lengua y lo que es necesario para el alumno, respetando el contexto social y cultural en el que se inserta esta asignatura. , para que haga uso de este estudio en su realidad, pudiendo así posicionarse como un ciudadano crítico y comprensivo del mundo que lo rodea.
Palavras-chave: Português
Aulas
Variedades linguísticas
Portugués
Clases
Variedades lingüísticas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Citação: RODRIGUES, Caroline Freitas. As variedades linguísticas nas aulas de português. 17 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras - Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8351
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINE FREITAS RODRIGUES.pdfCaroline Freitas Rodrigues 2021276.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.