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Tipo: Dissertação
Título: Paradigmas linear e complexo nas diretrizes curriculares nacionais para formação inicial de professores apara educação básica : tensionamentos, avanços e retrocessos
Autor(es): Duarte, Líslei Machado de Azambuja
Primeiro Orientador: Junqueira, Sonia Maria da Silva
1° Membro da banca: Junqueira, Sonia Maria da Silva
2° Membro da banca: Araújo, Rafaele Rodrigues de
3° Membro da banca: Mello, Elena Maria Billig
Resumo: Esta dissertação tem o objetivo de investigar e refletir sobre os principais tensionamentos, avanços e retrocessos das diretrizes curriculares instituídas para formação inicial docente, com base na identificação de elementos dos paradigmas linear e complexo, discutíveis a partir da dialógica emergente da teoria do pensamento complexo. Trata-se de um estudo qualitativo, de carácter documental, caracterizado em relação aos objetivos como exploratório e descritivo. Os resultados e inferências foram alcançados por meio da Análise de Conteúdo, da qual decorreram a dimensão de análise Constituição do Sujeito Docente e duas categorias de análise a priori, Estruturas dos Documentos e Profissionalização e Profissionalidade Docente. Dentre os achados da pesquisa, a Resolução CNE/CP n. 2/2015 apresentou elementos complexos de carácter multidimensional e dialógicos, representando um avanço para formação do sujeito docente, pois se alinha em diferentes aspectos à proposta de uma reforma do pensamento para o ensino, como propõe Edgar Morin, de forma a responder problemas que são cada vez mais emergentes e globais na formação de professores, o que exige a formação de um sujeito docente complexo e princípios organizadores que lhes permitam ligar e dar sentido aos saberes. De forma comparativa, a Resolução CNE/CP nº 2/2019 também apresentou elementos que se aproximam do paradigma complexo, porém, pelas características do texto do documento, infere-se limitações para transcender as fronteiras do conhecimento, devido a estar totalmente arraigada a uma política por competências e de valorização técnica. Desse modo, classifica-se que a Resolução de 2019, tomada como uma proposta que deveria ampliar e melhorar a qualidade dos processos formadores, mostra-se como um instrumento técnico, que desarticula a formação inicial, continuada e a valorização do professor, evidencia-se assim, um retrocesso em relação à Diretriz anterior, com elementos expressivos de disjunção/redução, características que colocam essa política fortemente alinhada ao paradigma linear, orientada para uma formação que pode tornar-se insuficiente para compreender o todo, o complexo, suas implicações e inter-relações.
Abstract: This dissertation aims to investigate and reflect on the main tensions, advances and setbacks of the curricular guidelines instituted for initial teacher training, based on the identification of elements of the linear and complex paradigms, debatable from the emerging dialogic of the theory of complex thinking. This is a qualitative, documental study, characterized in terms of objectives as exploratory and descriptive. The results and inferences were reached through Content Analysis, which resulted in the analysis dimension Constitution of the Teaching Subject and two categories of a priori analysis, Structures of Documents and Professionalization and Teaching Professionality. Among the research findings, Resolution CNE/CP n. 2/2015 presented complex elements of a multidimensional and dialogical character, representing a breakthrough in the formation of the teaching subject, as it aligns in different aspects with the proposal of a reform of thought for teaching, as proposed by Edgar Morin, in order to respond to problems that are increasingly emerging and global in teacher training, which requires the formation of a complex teaching subject and organizing principles that allow them to connect and give meaning to knowledge. In a comparative way, Resolution CNE/CP nº 2/2019 also presented elements that approach the complex paradigm, however, due to the characteristics of the text of the document, it is inferred limitations to transcend the frontiers of knowledge, due to being totally rooted in a policy for competencies and technical enhancement. In this way, it is classified that the 2019 Resolution, taken as a proposal that should expand and improve the quality of the training processes, is shown as a technical instrument, which disarticulates the initial and continued training and the valuation of the teacher, evidence- if so, a step backwards in relation to the previous Guideline, with expressive elements of disjunction/reduction, characteristics that place this policy strongly aligned with the linear paradigm, oriented towards a training that may become insufficient to understand the whole, the complex, its implications and interrelationships.
Palavras-chave: Diretrizes para a formação de professores
Pensamento complexo
Paradigma linear
Paradigma Complexo
Guidelines for teacher training
Complex thinking
Linear paradigm
Complex Paradigm
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: DUARTE, Líslei Machado de Azambuja. Paradigmas linear e complexo nas diretrizes curriculares nacionais para formação inicial de professores apara educação básica: tensionamentos, avanços e retrocessos. 2023. 66f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8345
Data do documento: 15-Mar-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino

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