???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8342
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Estudo de viabilidade econômica para a ampliação do mercado livre de energia para consumidores do grupo A
Autor(es): Barreda, Andressa Rosa
Primeiro Orientador: Garcia, Enoque Dutra
1° Membro da banca: Garcia, Enoque Dutra
2° Membro da banca: Tomm, Fábio Luis
3° Membro da banca: Evaldt, Maicon Coelho
Resumo: O início do contexto do Ambiente de Contratação Livre ocorreu com a Lei Nº 9.074/1995, desde então, o Setor Elétrico Brasileiro vem sendo aprimorado ao longo dos anos a fim de acompanhar as mudanças que o avanço tecnológico exige. Com a oportunidade de consumidores finais serem livres para optarem pelo seu próprio fornecedor de energia elétrica, bem como, a fonte de energia que deseja ter em sua empresa e ainda com isso poder diminuir seus custos, a taxa de adesão ao Mercado Livre de Energia tem crescido anualmente no País. Visto isso, o objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade econômica de migrar seis perfis diferentes de consumidores ao Ambiente de Contratação Livre. Para a realização do estudo, se fez necessário o levantamento teórico e o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de simular os custos nos dois Ambientes de Contratação: Regulado e Livre. Com base nos resultados obtidos e visando a atual expectativa de alteração do mercado entre os anos de 2023 e 2024, o estudo mostra que a maior viabilidade econômica se dá para o ano de 2024, onde, mais uma vez, ocorre uma maior abertura de mercado para consumidores antes impossibilitados de migrar. O estudo traz uma comparação entre os dois anos, onde os perfis consumidores estão submetidos a distribuidora de energia elétrica RGE Sul, na bandeira tarifária verde e mantendo-se o enquadramento tarifário como Horo-Sazonal Verde.
Abstract: El inicio del contexto del Ambiente de Libre Contratación ocurrió con la Ley Nº 9.074/1995, desde entonces, el Sector Eléctrico Brasileño ha sido perfeccionado a lo largo de los años para acompañar los cambios que exige el avance tecnológico. Con la oportunidad de que los consumidores finales sean libres de elegir su propio proveedor de energía eléctrica, así como la fuente de energía que quieren tener en su empresa y aún así poder reducir sus costos, la tasa de adhesión al Mercado Libre de Energía ha crecido al año en el País. Ante esto, el objetivo de este trabajo es analizar la viabilidad económica de migrar seis perfiles de consumidores diferentes al Ambiente de Libre Contratación. Para la conducción del estudio fue necesario realizar un levantamiento teórico y desarrollar una herramienta capaz de simular costos en ambos Ambientes de Contratación: Regulado y Libre. Con base en los resultados obtenidos y apuntando al actual cambio esperado del mercado entre los años 2023 y 2024, el estudio muestra que la mayor viabilidad económica se da para el año 2024, donde nuevamente se presenta la apertura del mercado para los consumidores que antes no podían migrar. El estudio trae una comparación entre los dos años, donde los perfiles de los consumidores son pertenecientes a la distribuidora de electricidad RGE Sul, en la bandera de tarifa verde y manteniendo el marco tarifario como Horo-Sezonal Verde.
metadata.dc.subject: Ambiente de Contratação Livre
Energia
Viabilidade
Ambiente de Libre Contratación
Viabilidad
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: BARREDA, Andressa Rosa. Estudo de viabilidade econômica para a ampliação do mercado livre de energia para consumidores do grupo A. 2023. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energia) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8342
metadata.dc.date.issued: 6-Jan-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Energias Renováveis e de Ambiente

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Andressa_Barreda_FINALIZADO.pdf1.12 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???