???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8336
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: Uma proposta de atividades para o ensino dos estudos iniciais da função afim
Autor(es): Azambuja, Mirian Porto
Primeiro Orientador: Oliveira, Cristiano Peres
Coorientador: Silva, Everson Jonatha Gomes da
1° Membro da banca: Oliveira, Cristiano Peres
2° Membro da banca: Bihain, Anderson Luís Jeske
3° Membro da banca: Vaz, Francieli Aparecida
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar propostas de intervenções em sala de aula referente ao estudo de funções por meio da modelagem matemática que é uma área do conhecimento a qual alia a realidade de nossos estudantes a conceitos matemáticos. Nesse sentido, a inserção da criptografia foi motivada pelo desejo de despertar o interesse dos alunos por um tema atual que faz parte do seu cotidiano. Para a construção da proposta, foram realizados estudos sobre criptografia e seu movimento histórico e lógico, bem como suas relações com os conceitos matemáticos de função afim. A pesquisa teve caráter qualitativo de cunho exploratório com delineamento e técnica de produção de dados baseada na observação participante. A proposta foi adaptada para os alunos do nono ano do Ensino Fundamental, iniciando-se com uma discussão sobre os conceitos de relação e de função, assim como suas existências em situações naturais do cotidiano do docente; passando por uma dinâmica de compreensão da relação entre duas grandezas em que para cada valor da primeira existe um único valor da segunda; finalizando com atividades que abordam o tema principal — criptografia e estudo da função afim. Espera-se que este trabalho de conclusão possa contribuir para futuros planejamentos de professores engajados em proporcionar aulas com novas aprendizagens e buscas constantes por aperfeiçoamento e novas práticas pedagógicas. Destaca-se entre os resultados, uma aceitação muito positiva por parte dos alunos para as tarefas da pesquisa, as quais trazem uma proposta diferenciada de intervenção e que elas propiciam uma proximidade significativa do estudo da função afim contextualizado com a aprendizagem dos alunos.
Abstract: The present study aims to submit proposals for interventions in the classroom regarding the study of functions through mathematical modeling, which is a knowledge area that combines reality with our students with mathematical concepts. In this meaning, the cryptography inclusion was motivated by the desire to awaken students' interest in a current topic that is part of their daily lives. For the proposal construction, cryptography studies were carried out and its historical and logical movement, as well as its relations with the mathematical concepts of related function. The research was qualitative and exploratory hallmark in nature, with a design and data production technique based on participant observation. The proposal was adapted for ninth-grade students of elementary school, beginning on the concepts of relationship and function discussion, as well as their existence in natural situations of the teacher's daily life; going through an understanding dynamic of the relationship between two quantities in which for each value of the first there is a single value of the second; ending with activities that approach the main theme — cryptography and study of the related function. It is expected that this final work can contribute to the future planning of teachers engaged in providing classes with new learning and constant search for improvement and new pedagogical practices. It is important to note that among the results, there was a very positive acceptance by the students for the research tasks, which bring a differentiated intervention proposal, and that they provide a significant proximity of the study of the affine function contextualized with the students' learning
metadata.dc.subject: Criptografia
Funções
Modelagem Matemática
Functions
Mathematical Modeling
Cryptography
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática
metadata.dc.identifier.citation: AZAMBUJA, Mirian Porto. Uma proposta de atividades para o ensino dos estudos iniciais da função afim . 42 f.: il. 2023. Monografia (Especialização) – Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8336
metadata.dc.date.issued: 11-Feb-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mirian_final_merged.pdf978.63 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???