???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8335
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Sustentabilidade em instituições de ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Piauí
metadata.dc.title.alternative: Sustainability in higher education institutions: a case study at the Federal University of Piauí
Autor(es): Batista, Rosany da Silva
Primeiro Orientador: Barros, Thiago Antônio Beuron Corrêa de
1° Membro da banca: Adão, Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira
2° Membro da banca: Garlet, Valéria
3° Membro da banca: Ávila, Lucas Veiga
Resumo: A sustentabilidade é uma temática que vem ganhando força em todos os tipos de organizações: públicas, privadas e do terceiro setor, as quais são desafiadas a buscar alternativas que permitam satisfazer as necessidades da população atual sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Nesse contexto, a máquina pública brasileira, formada por diversos tipos de organizações, utiliza uma grande quantidade de recursos para desenvolver suas atividades. Por outro lado, o Governo Federal vem criando legislações para estimular o consumo e a produção de forma sustentável, incentivando a reflexão e a mudança de hábitos dos servidores. Dessa forma, esse estudo tem por objetivo compreender a adesão da Universidade Federal do Piauí à sustentabilidade por meio de seus documentos, dos objetivos de desenvolvimento sustentável e dos elementos da sustentabilidade. Para atender a esse objetivo, a pesquisa foi realizada por meio da abordagem qualitativa, com a utilização do método estudo de caso. Quanto ao caráter, a pesquisa classifica-se como descritiva-exploratória. A coleta de dados ocorreu por meio da análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e observações. Quanto aos documentos, foram analisados o Plano de Gestão de Logística Sustentável 2018-2020, o Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024, o Relatório de Gestão 2021 e os PDU dos campi pesquisados. Logo após, foi realizada a coleta de dados primários, com a utilização de entrevistas semiestruturadas e observações. Os resultados encontrados demonstram que o PDI têm a sustentabilidade como um dos seus eixos temáticos e que, apesar de nenhum documento analisado citar os ODS (PDI, PLS, PDU das unidades), foram encontradas metas e ações que se vinculam diretamente a eles. Observou-se que PLS atende de forma parcial ao que determina a legislação e encontra-se com a validade expirada, carecendo de atualização. Já a respeito dos elementos da sustentabilidade propostos na estrutura de Alshuwaikhat e Abubakar, constatou-se que os campi pesquisados possuem na sua grande maioria o nível completo de adesão aos elementos. Ademais, após a análise das estratégias propostas pelos autores, recomenda-se que as unidades busquem parcerias para a execução dos projetos voltados para implementação de energia renovável; realizem projetos e ações que aproveitem a água da chuva para utilização nas atividades cotidianas por meio da captação e da construção de cisternas; realizem eventos com a temática sustentabilidade; incentivem a presença de alunos e da comunidade nas ações de sustentabilidade; incluam formalmente a temática no ensino; e que possam melhorar em algumas unidades o tratamento dos resíduos líquidos. Conclui-se que a maior dificuldade para implementação da sustentabilidade nos campi pesquisados é a questão financeira. Contudo, todas as unidades possuem ideias, projetos, mas encontram limitações nos recursos e na falta de parcerias.
Abstract: Sustainability is a theme that has been gaining strength in all types of organizations: public, private and third sector, which arechallenged to seek alternatives that allow meeting the needs of the current population without compromising the needs of future generations. In this context, the Brazilian public machine, formed by different types of organizations, uses a large amount of resources to develop its activities. On the other hand, the Federal Government has been creating legislation to stimulate consumption and production in a sustainable way, encouraging reflection and changing the habits of public servants. Thus, this study aims tounderstand the adherence of the Federal University of Piauí to sustainability through its documents, the sustainable development objectives and the elements of sustainability. To meet this objective, the research was carried out using a qualitative approach, using the case study method. As for the character, the research is classified as descriptive-exploratory. Data collection took place through document analysis, semi-structured interviews and observations. As for the documents, the 2018-2020 Sustainable Logistics Management Plan, the 2020-2024 Institutional Development Plan, the 2021 Management Report and the PDU of the researched campuses were analyzed. Soon after, primary data collection was carried out, using semi-structured interviews and observations. The results found demonstrate that the PDI has sustainability as one of its thematic axes and that, although no analyzed document mentions the SDGs (PDI, PLS, PDU of the units), goals and actions that are directly linked to them were found. It was observed that PLS partially complies with what the legislation determines and is expired, requiring updating. Regarding the elements of sustainability proposed in the structure of Alshuwaikhat and Abubakar, it was found that the researched campuses mostly have the complete level of adherence to the elements. Furthermore, after analyzing the strategies proposed by the authors, it is recommended that the units seek partnerships for the execution of projects aimed at implementing renewable energy; carry out projects and actions that take advantage of rainwater for use in daily activities by capturing and building cisterns; hold events with the theme of sustainability; encourage the presence of students and the community in sustainability actions; formally include the subject in teaching; and that may improve the treatment of liquid waste in some units. It is concluded that the greatest difficulty in implementing sustainability on the researched campuses is the financial issue. However, all units have ideas, projects, but are limited in terms of resources and lack of partnerships. formally include the subject in teaching; and that may improve the treatment of liquid waste in some units. It is concluded that the greatest difficulty in implementing sustainability on the researched campuses is the financial issue. However, all units have ideas, projects, but are limited in terms of resources and lack of partnerships. formally include the subject in teaching; and that may improve the treatment of liquid waste in some units. It is concluded that the greatest difficulty in implementing sustainability on the researched campuses is the financial issue. However, all units have ideas, projects, but are limited in terms of resources and lack of partnerships.
metadata.dc.subject: Sustentabilidade
Administração Pública
Instituições de Ensino
Universidades
Sustainability
Public Administration
Educational Institutions
Universities
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Curso: Doutorado em Bioquímica
metadata.dc.identifier.citation: BATISTA, Rosany da Silva. Sustentabilidade em instituições de ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal do Piauí. 115 p. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8335
metadata.dc.date.issued: 5-Apr-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Rosany da Silva Batista - 2023.pdf1.28 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???