???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8333
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: Relato de experiência de uma sequência didática com o uso de recursos digitais
Autor(es): Barcellos, Roselaine Moraes de Moraes
Primeiro Orientador: Martins, Sidney Pires
1° Membro da banca: Parzianello, Sandra Regina Barbosa
2° Membro da banca: Queiroz, Darlene Camargo Gomes de
Resumo: O presente relato de experiência busca descrever as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos através da aplicação de uma sequência didática utilizando recursos digitais como facilitadores para a aprendizagem de noções dos principais sistemas do corpo humano, tendo como base as habilidades identificadas na Base Nacional Comum Curricular para a turma/faixa etária escolhida. A sequência didática foi desenvolvida em uma turma de 5º ano do ensino fundamental, no turno da tarde de uma escola privada na cidade de Bagé-RS, onde os alunos têm entre 10 e 11 anos de idade, são 100% bolsistas e a professora aplicadora é também a regente da turma em questão. Esta sequência apresentada foi aplicada visando desenvolver nos alunos novas habilidades, assim como a possibilidade de que os mesmos se vejam como protagonistas e busquem, cada vez mais, recursos que possam auxiliálos no processo da própria aprendizagem e que estejam ao alcance de todos de forma simples. Durante o período de desenvolvimento do projeto, os alunos puderam compreender que o corpo humano é constituído por diversos sistemas que são compostos por alguns órgãos e que cada sistema exerce sua função específica no organismo. Os sistemas abordados foram: digestório, respiratório, cardiovascular, urinário, muscular e esquelético. Quanto à utilização dos recursos tecnológicos digitais, foram escolhidos sites de fácil acesso e linguagem clara, onde os alunos pudessem navegar e explorar sendo orientados pela professora, ou não. Como exemplo dos recursos tecnológicos digitais podemos citar: jigsawplanet, padlet, wordwall, quizziz, genially e scratch, que serão abordados na sequência de acordo com sua aplicação. Levando em conta a dimensão que as tecnologias digitais têm alcançado e a aceitação dos jovens para a utilização delas, foi pensada esta sequência didática buscando comprovar que é possível mesclar diferentes recursos e atividades, aplicando-os na rotina escolar para que se tenha uma aprendizagem mais significativa.
Abstract: The present experience report seeks to describe the activities developed and the results obtained through the application of a didactic sequence using digital resources as facilitators for learning notions of the main systems of the human body, based on the skills identified in the Common National Curricular Base for the chosen class/age group. The didactic sequence was developed in a 5th grade class of elementary school, in the afternoon shift of a private school in the city of Bagé-RS, where the students are between 10 and 11 years old, are 100% scholarship holders and the applying teacher is also the principal of the class in question. This sequence was applied aiming to develop new skills in the students, as well as the possibility for them to see themselves as protagonists and to seek, more and more, resources that can help them in their own learning process and that are within everyone's reach in a simple way. During the project's development period, the students were able to understand that the human body is made up of several systems that are composed of some organs and that each system has its specific function in the body. The systems covered were: digestive, respiratory, cardiovascular, urinary, muscular, and skeletal. As for the use of digital technological resources, we chose sites with easy access and clear language, where students could navigate and explore, being guided by the teacher or not. As an example of digital technological resources we can mention: jigsawplanet, padlet, wordwall, quizziz, genially, and scratch, which will be discussed in the sequence according to their application. Taking into account the dimension that digital technologies have reached and the acceptance of young people to use them, this didactic sequence was designed seeking to prove that it is possible to mix different resources and activities, applying them in the school routine in order to have a more significant learning.
metadata.dc.subject: Didática
Tecnologia educacional
Corpo humano
Estratégias de aprendizagem
Inovações tecnológicas
Ensino - Meios auxiliares
Teaching
Educational technology
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Especialização em Mídia e Educação
metadata.dc.identifier.citation: BARCELLOS, Roselaine Moraes de Moraes. Relato de experiência de uma sequência didática com o uso de recursos digitais. 2023. 24 p. Monografia (especialização) - Pós-graduação Lato Sensu em Mídia e Educação - Universidade Federal do Pampa/UAB - Universidade Aberta do Brasil, Campus São Borja, São Borja, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8333
metadata.dc.date.issued: 24-Mar-2023
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Mídia e Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Roselaine Moraes de Moraes Barcellos 2023.pdf1.43 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???