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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O conceito de escala em situações cotidianas: uma experiência de ensino remoto da Matemática
Autor(es): Santos, Andreza Freitas
Primeiro Orientador: Hartmann, Angela Maria
Resumo: O estudo do conceito de escala é previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, na unidade temática de grandezas e medidas, mas a mobilização dos saberes vinculados a este conceito começa nos anos iniciais, quando são estudadas medidas de comprimento, figuras geométricas planas, representações fracionárias, entre outros. O presente trabalho contempla uma pesquisa-intervenção de natureza qualitativa que teve por objetivo investigar as contribuições de um minicurso ofertado de forma remota para a compreensão do conceito de escala numérica por estudantes da Educação Básica. A metodologia da pesquisa-intervenção está pautada nos estudos de Magda Damiani e as discussões acerca dos resultados estão fundamentados na Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud. A pesquisa-intervenção aconteceu em um minicurso de trinta horas para estudantes e professores da Educação Básica executado na modalidade remota. Foram ofertadas cinquenta vagas no minicurso, mas apesar dos 21 inscritos, participaram, efetivamente, 11 deles. O minicurso foi estruturado em cinco encontros síncronos via Google Meet e quatro sequências de atividades na modalidade assíncrona disponibilizadas em ambiente virtual (Classroom). Na primeira etapa da pesquisa, realizou-se um levantamento de trabalhos sobre o conceito de escala, razão e proporção nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), desde a sua primeira edição (1987) até a última (2019) através da análise dos títulos e do corpo do texto. A análise dos trabalhos mostrou que os conceitos de razão e proporção relacionam-se com os de escala, pois uma das aplicações da ideia de razão entre duas grandezas encontra-se na escala de redução e na escala de ampliação, conhecidas simplesmente como escala, e o conceito de proporção estabelece uma igualdade entre duas razões. Os resultados da pesquisa-intervenção mostram que o minicurso ofertado de forma remota contribuiu para que os estudantes compreendessem o conceito de escala numérica e o seu uso cotidiano. Mostram ainda que, para aprender o significado e as aplicações do conceito de escala, é necessário a compreensão de outros conceitos, o que torna o domínio de um conceito algo complexo. Constatou-se que o estudo de determinado conceito pode demandar um tempo maior, que depende dos conhecimentos que os sujeitos possuem ou que precisam ser adquiridos quando resolvem situações associadas ao mesmo conceito.
Resumen : The study of the concept of scale is foreseen in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) from the 6th year of Elementary Education, in the thematic unit of quantities and measures, but the mobilization of knowledge linked to this concept begins in the initial years, when they are studied length measurements, flat geometric figures, fractional representations, among others. The present work contemplates a qualitative research-intervention research that aimed to investigate the contributions of a short course offered remotely to the understanding of the concept of numerical scale by students of Basic Education. The research-intervention methodology is based on the studies of Magda Damiani and the discussions about the results are based on the Theory of Conceptual Fields, by Gérard Vergnaud. The intervention research took place in a thirty-hour mini-course for students and teachers of Basic Education carried out in remote mode. Fifty places were offered in the mini-course, but despite the 21 enrolled, 11 of them did participate. The mini-course was structured in five synchronous meetings via Google Meet and four sequences of activities in the asynchronous modality available in a virtual environment (Classroom). In the first stage of the research, a survey of works on the concept of scale, reason and proportion was carried out in the annals of the Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), from its first edition (1987) to the last (2019) through the analysis of the titles and the body of the text. The analysis of the works showed that the concepts of reason and proportion are related to those of scale, since one of the applications of the idea of ratio between two quantities is found in the reduction scale and in the enlargement scale, known simply as scale, and the concept of proportion establishes an equality between two reasons. The results of the intervention-research show that the short course offered remotely contributed to the students' understanding of the concept of numerical scale and its daily use. They also show that, in order to learn the meaning and applications of the concept of scale, it is necessary to understand other concepts, which makes the mastery of a concept somewhat complex. It was found that the study of a certain concept may require a longer time, which depends on the knowledge that the subjects have or that need to be acquired when solving situations associated with the same concept.
Palabras clave : Escala
Matemática
Educação Básica
Ensino Remoto
Scale
Mathematics
Basic Education
Remote Teaching
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
Citación : SANTOS, Andreza Freitas. O conceito de escala em situações cotidianas: uma experiência de ensino remoto da Matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8326
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Exatas

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