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dc.contributor.advisor1Ferreira , Evelise Pereira-
dc.creatorEl Uri, Tiago Barreto-
dc.date.accessioned2023-05-10T16:51:32Z-
dc.date.available2023-05-10-
dc.date.available2023-05-10T16:51:32Z-
dc.date.issued2023-02-04-
dc.identifier.citationEL URI, Tiago Barreto. Aplicação da metodologia de gestão de projetos Scrum em uma escola de administração pública no município de Bagé. 87p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8319-
dc.description.abstractCapacity building and Training are crucial factors for the development of any organization, whether public or private. In this context, Schools of Government emerge as alternatives for the training of public agents, in order to enable the delivery of a quality public service to citizens. Project Management is the result of a planning that seeks to meet the organizational goals, following effective procedures that tend to add value to the processes. Among the project management methodologies, agile project management stands out, based on basic principles such as flexibility, adaptability and fragmentation of deliveries into smaller work cycles. In this context, Scrum methodology gets emphasys for being characterized for lean teams, that seeking to improve productivity and communication through short cycles of work called sprints.The present work aims to apply the Scrum project management methodology in a government school developed in Bagé, Rio Grande do Sul. Through this study it was able to build a semester schedule of events for the Municipal School of Public Administration - EMAP Bagé, optimizing the process of hiring the companies in charge of these events, as well to analize the impacts the creation of a school of public administration into municipal public management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectScrumpt_BR
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectEscolas de governopt_BR
dc.subjectEMAP Bagépt_BR
dc.subjectProject Managementpt_BR
dc.subjectGovernment schoolspt_BR
dc.titleAplicação da metodologia de gestão de projetos Scrum em uma escola de administração pública no município de Bagépt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Peralta, Carla Beatriz da Luz-
dc.contributor.referee1Ferreira, Evelise Pereira-
dc.contributor.referee2Albano, Claudio Sonaglio-
dc.contributor.referee3Santos, Ivonir Petrarca dos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoCapacitação e treinamento são fatores cruciais para o desenvolvimento de qualquer organização, seja ela pública ou privada. Neste contexto, as Escolas de Governo surgem como alternativas para a capacitação dos agentes públicos, de forma a viabilizar a entrega de um serviço público de qualidade para os cidadãos. A gestão de projetos, por sua vez, é o resultado de um planejamento que busca atender aos objetivos organizacionais traçados, seguindo procedimentos eficazes que tendem a agregar valor aos processos como um todo. Dentre as metodologias de gestão de projetos, destacam-se as chamadas metodologias ágeis, sedimentadas em princípios básicos, como flexibilidade, adaptabilidade e fragmentariedade. Entre as metodologias ágeis de maior aplicabilidade, está o Scrum, metodologia caracterizada por integrar equipes enxutas, que buscam melhorar a produtividade e comunicação por meio de ciclos curtos de trabalho denominados sprints. Nesta conjuntura, o presente trabalho teve como objetivo aplicar a metodologia de gestão de projetos Scrum em uma escola de governo criada no município de Bagé, no Rio Grande do Sul. Por meio deste estudo pode-se construir um cronograma semestral de eventos para a Escola Municipal de Administração Pública, otimizando o processo de contratação das empresas encarregadas desses eventos e fomentando no servidor público o senso de pertencimento, tornando-o cada vez mais, parte integrante e fundamental do andamento da escola. Por fim, o estudo analisou os impactos que a criação de uma escola de administração pública trouxe para a gestão municipal bageense, traçando comparativos entre diferentes períodos de tempo, além de fornecer a percepção do educando acerca da escola e de seus propósitos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Produção

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