Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8318
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Anything and Everrything all of the time : analizing noises caused by social media Through Kennth Burkes Dramatism |
Autor(es): | Lahorgue, Tomás Avello |
Primeiro Orientador: | Morais, Kátia Vieira |
1° Membro da banca: | Morais, Kátia Vieira |
2° Membro da banca: | Faveri, Rodrigo Borges de |
3° Membro da banca: | Parzianello, Geder Luis |
Resumo: | Preocupações sobre a interação entre os seres humanos e as Redes Sociais estão se intensificando. Num contexto de isolamento social decorrente das pandemias da COVID-19, vimos a Internet desempenhar um papel expressivo em nossas vidas. Como professor de idiomas, apresento uma análise retórica através da Pentad Dramática de Kenneth Burke. O artefato que analiso gira em torno do tema das Mídias Sociais e como isso afeta nossas vidas. É um vídeo clipe de uma música do comediante Bo Burnham chamada "Welcome to The Internet" (2021). O tema principal desta música é sobre as capacidades do próprio autor em lidar com a realidade e problemas de saúde mental durante a pandemia de COVID-19 de 2020. Esta pesquisa e sua análise têm o objetivo de responder às seguintes perguntas: Por que isso é um problema para jovens adultos? Como isso afeta uma sala de aula? E, especificamente, o que o retórico que eu escolhi tem a oferecer sobre este tema? A fim de responder às perguntas, revejo a literatura para fornecer alguns conceitos fundamentais sobre Mídias Sociais, definições para os Algoritmos e os Mecanismos de ruptura que eles trazem. Em seguida, apresento uma análise na forma de um Ensaio onde oriento o leitor na estruturação da Pentad que fiz e as relações entre seus termos. Ao fazê-lo, o Ensaio lança luz nos problemas que estamos enfrentando agora e identifica o termo dominante, a Cena, enquadrada como plataformas de Mídia Social, e como o momento que vivemos agora está profundamente relacionado com um agente externo cujo propósito é desestabilizar nossa realidade para que possa vender nossos dados e converter-nos, seus usuários, em commodities para os anunciantes, seus verdadeiros clientes pagadores. Torna-se evidente que nossa saúde mental é profundamente afetada e todos os aspectos das relações humanas se deterioram, incluindo as interações estudante-professor e estudante-estudante. Se entendemos que estes problemas derivam do amalgamento, velocidade e quantidade de informações de todo tipo que temos que lidar ao mesmo tempo, podemos perceber que as soluções para estes problemas necessariamente passarão por uma nova regulamentação e o desmembramento de informações de uma forma que possamos suportar, sem negar a realidade destes novos fenômenos. |
Resumen : | Concerns are growing about the interaction between human beings and the Social Networks. In a context of social isolation deriving from the COVID-19 pandemics, we saw the Internet playing a significant role in our lives. As a Language teacher I present a Rhetorical analysis through Kenneth Burke’s Dramatistic Pentad. The artifact I analyze revolves on the theme of Social Media and how it affects our lives. It is a video clip of a song by the comedian Bo Burnham called “Welcome to The Internet” (2021). The show’s main theme is about the author’s own abilities to cope with reality and mental health issues during the 2020’s COVID-19 pandemic. This research and its analysis have the objectives of answering the following questions: Why is it a problem for young adults? How does it affect a classroom? And, specifically, what does the rhetor I picked have to offer on this theme? In order to answer the questions I review the literature to provide some crucial concepts on Social Media, definitions of Algorithms and the Mechanisms of disruption they present. After that I present the analysis in the form of an Essay where I guide the reader into the framing of the Pentad I did and the ratios between them. While doing so, the Essay sheds light on the problems we are facing now and identifies the dominant term, the Scene, framed as Social Media platforms and how the moment we live now is deeply related with an external agent purpose of disrupting our reality so it can sell our data and turn us, their users, into commodities for advertisers, their real paying customers. In this process it becomes evident that our mental health is deeply affected and every aspect of human relations deteriorates, including student-teacher and student-student interactions. When we understand that these problems derive from the amalgamation, velocity and amount of information of every type that we have to deal with at the same time, we can perceive that solutions to these problems will necessarily pass through new regulation and the untangling of information in a way that we can cope with, without denying the reality of these new phenomena. |
Palabras clave : | Análise retórica Dramatismo Kenneth Burke Bo Burnham Mídias Sociais Rhetorical analysis Dramatism social media |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | eng |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | LAHORGUE, Tomás Avello . Anything and Everrything all of the time : analizing noises caused by social media Through Kennth Burkes Dramatism. 47 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8318 |
Fecha de publicación : | 2-feb-2023 |
Aparece en las colecciones: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_TOMAS_LAHORGUE_2023.pdf | 411.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.