Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8317
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Uma proposta didática com a poesia de Maya Angelou na aula de Língua Adicional |
Autor(es): | Espinosa, Isadora Paiva |
Primeiro Orientador: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
Coorientador: | Lamberts, Denise Von Der Heyde |
1° Membro da banca: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
2° Membro da banca: | Lamberts, Denise Von Der Heyde |
3° Membro da banca: | Camargos, Moacir Lopes de |
4° Membro da banca: | Morais, Katia Vieira |
Resumo: | Tratar de questões raciais dentro da escola é de grande importância, uma vez que ainda vivemos em uma sociedade desigual e racista. Sabemos também da relevância da leitura na vida de jovens na fase escolar. Por esse motivo, este trabalho teve como objetivo refletir sobre a literatura como meio para o ensino de Línguas Adicionais. Dessa forma, foi desenvolvida uma proposta pedagógica com o poema Continue de Maya Angelou, voltada para o Ensino Médio, à luz do referencial teórico do Letramento Racial Crítico de Ferreira, tendo em vista fomentar a leitura no ensino de Língua Adicional. Com esta pesquisa, pude refletir sobre a importância da literatura como meio para o ensino de Línguas Adicionais, na perspectiva do Letramento Racial Crítico e o quanto isso pode colaborar com o aprendizado dos(as) alunos(as), bem como com desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária. Também constatei que a poesia de Maya Angelou pode ser usada para contribuir nas questões dos debates sociais e no desenvolvimento escolar. |
Resumen : | Dealing with racial issues in school is of great importance, since we still live in an unequal and racist society. We also know the relevance of reading in the lives of young people at school. For this reason, this study aims to reflect on literature as a means to teach Additional Languages. Thus, we developed a pedagogical proposal with the poem Continue by Maya Angelou, aimed at high school students, in the light of Ferreira's Critical Racial Literacy theoretical reference, in order to promote reading in the teaching of Additional Languages. With this research, I was able to reflect on the importance of literature as a means to teach Additional Languages from the perspective of Critical Racial Literacy and how this can collaborate with the students' learning process, as well as with the development of a more egalitarian society. I also found that Maya Angelou's poetry can be used to contribute to the issues of social debates and school development. |
Palabras clave : | Poesia Línguas Adicionais Letramento Racial Crítico Poetry Additional Languages Critical Racial Literacy |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Citación : | ESPINOSA, Isadora Paiva. Uma proposta didática com a poesia de Maya Angelou na aula de Língua Adicional. 40 p. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8317 |
Fecha de publicación : | 31-ene-2023 |
Aparece en las colecciones: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2_ISADORA_PAIVA_ESPINOSA.pdf | 520.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.